15/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
- Conhecer as letras do alfabeto e sua ordem.
- Conhecer os nomes das letras do alfabeto.
1) Providenciar cópias do texto “SUCO GELADO” para os alunos colarem no caderno. Entregue somente no final da atividade e pedir a eles que a ilustrem.
SUCO GELADO
PERUCA ARREPIADA
QUAL É A LETRA
DA (DO) SUA (SEU) NAMORADA (O)
A B C D E F G H
I J K L M N O P Q
R S T U V X W Y Z
2) Escrever o texto no quadro como suporte para a leitura coletiva.
3) Providenciar cordas e planejar um local no pátio ou na própria sala de aula adequado à brincadeira.
4) Ao iniciar a brincadeira, comente com os alunos que você irá ensinar uma parlenda que geralmente acompanha as brincadeiras de pular corda.
5) Perguntar aos alunos se conhecem alguma cantiga de “pular corda”. Perguntar aos alunos quem sabe e gosta de pular corda. Se houver manifestação de aluno que gosta e sabe “pular corda”, iniciar a atividade com este aluno.
6) Aproveitar para explicar que esta é uma parlenda especial, pois traz um tema que eles estão trabalhando: as letras do alfabeto e sua ordem.
7) Recitar a parlenda para os alunos. Professor acompanhe com o dedo ou régua a leitura para que o aluno possa acompanhar os trechos lidos.
8) Simular a brincadeira: e se um aluno “erra o pulo” e pára na letra “F”, qual poderá ser o nome do(a) namorado(da)? E se for a letra “M”? Assim por diante.
9) Escrever no quadro os nomes que os alunos disseram.
10) Encerrada a brincadeira convidar os alunos a recitar, com você, a ordem alfabética, com o objetivo de memorizá-la.
11) A partir desta atividade você, professor, pode usar a ordem alfabética para sortear o aluno ajudante do dia; os alunos que irão iniciar uma brincadeira etc. Pedir aos alunos que recitem em voz baixa o alfabeto e, quando você falar “pára” eles dizem a letra na qual estavam na recitação. O aluno que tem o nome que inicia com ela será o ajudante do dia.
SUGESTÃO:
ALFABETO
O que é que começa com A?
Abacate e avião
O que é que começa com B?
Brincadeira e beliscão
O que é que começa com C?
Cachorrinho e caminhão
O que é que começa com D?
Dado, dedo, doi dedão
O que é que começa com E?
Eliana e empurrão
O que é que começa com F?
Faca, foca e feijão
O que é que começa com G?
Gato, garfo e garotão
O que é que começa com H?
Hot-dog e hamburgão
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
da, de, di, do
O que é que começa com I?
Ivo, indio e injeção
O que é que começa com J?
Jacaré e jamelão
O que é que começa com L?
Lagartixa e lampião
O que é que começa com M?
Marmelada e macarrão
O que é que começa com N?
Narizinho e narigão
O que é que começa com O?
Olho, ovo e oração
O que é que começa com P?
Peniquinho, penicão
O que é que começa com Q?
Quarta, quinta sexta não
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
da, de, di, do
O que é que começa com R?
Rabanada e requeijão
O que é que coemça com S?
Sapo, sopa e salsichão
O que é que começa com T?
Talharim e tubarão
O que é que começa com U?
Urubu e não sei, não
O que é que começa com V?
Vaca, velha e violão
O que é que começa com X?
Xororó e xuxuzão
O que é que começa com Z?
Zero, zorra e zangadão
Eu acho que já sabe ler
Quem cantar essa canção
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
Da, de, di, do
- Ao final desta atividade espera-se que os aprendizes compreendam a sequência do alfabeto e memorize a ordem alfabética.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!