Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O tempo presente no texto de opinião

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Realizar análise comparativa entre gêneros textuais diferentes;
  •  Perceber o efeito de sentido provocado pelo emprego do verbo no tempo presente em situações diferentes;
  • Compreender o emprego do tempo verbal de acordo com o gênero textual;
  • Empregar o verbo no tempo presente em um texto de opinião.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estrutura de um texto de opinião; estudo dos verbos e suas flexões.

Estratégias e recursos da aula

Recursos

Textos da internet

Laboratório da Informática

Atividade em pequenos grupos

Aula dialogada

Aulas 1, 2 e 3

 Laboratório de Informática

 Atividade 1 – alunos em dupla

 A)     Os alunos leem o artigo “Congestionamentos podem causar estresse, varizes, dor na coluna e problemas respiratórios”, de Iara Biderman, Folhaonline, de 13.12.09, disponível em:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u381422.shtml

1º) Anotar no caderno as palavras por eles desconhecidas e procurar no dicionário o seu significado; ou tentar construir o sentido a partir do seu emprego no texto;

2º) Anotar todos os verbos usados no texto e verificar que tempo verbal está predominando.

3º) Discutir entre eles por que aquele tempo verbal foi predominante.

Atividade 2 – turma em círculo

Um dos alunos da dupla apresenta as atividades feitas  e o professor complementa as conclusões, mostrando que o verbo no tempo presente é característica do texto opinativo, principalmente por ser o assunto um tema atual. Entre outros recursos usados no texto, o emprego desse tempo verbal confere ao texto um tom de veracidade, o que faz com que o leitor se convença de que o trânsito é nocivo. Essa reflexão é importante para que o aluno perceba que o ato de escrever nunca é aleatório

Atividade 3 – em dupla

 Os alunos leem conto “A descoberta de Escrita”, Ignácio de Loyola Brandão, disponível no sítio:

http://comoumdiscoarranhado.blogspot.com/2008/05/descoberta-da-escrita.html

http://comoumdiscoarranhado.blogspot.com/2008/05/descoberta-da-escrita.html

Atividade 4 – em dupla

Após a leitura, o professor orienta os alunos para que façam as seguintes análises a partir do comentário introdutório do conto e, em seguida, do próprio conto:

 A)     comparar o emprego do tempo presente no comentário do conto com o usado no artigo “Congestionamentos podem causar estresse, varizes, dor na coluna e problemas respiratórios”, para explicar se a situação de uso desse tempo verbal foi a mesma.

B)     analisar e explicar se em ambos os textos o tempo verbal usado no presente muda ou não de sentido.

C)    Verificar o tempo verbal predominante no conto e compará-lo com o usado no texto introdutório e com o empregado no artigo de opinião, explicando  por que existe diferença de uso do tempo verbal entre os três textos: artigo, comentário introdutório do conto e no próprio conto.

Atividade 5 – turma em círculo

 Um aluno da dupla apresenta suas reflexões e o professor faz correções e explicações necessárias.

Aula 4

 Atividade 1- em dupla, ou grupo  (a critério do professor)

Produção de texto (Comentário)

 A partir de um dos textos lidos (artigo de opinião e conto) o aluno produz um comentário de aproximadamente 10 linhas, defendendo suas idéias sobre um dos temas neles abordados empregando a estrutura do artigo de opinião e também o verbo no tempo presente.

Atividade 2

 Os alunos leem os comentários para a turma.

Recursos Complementares

 Para conluir a aula, o professor orienta os alunos a acessar o sítio abaixo para mostrar como o aspecto verbal muda de acordo com a situação de uso do verbo.

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/morfologia/verbos-aspectoverbal-tempopresenteetempofuturo.htm

Avaliação

O professor avalia se o aluno foi capaz de produzir comentário a partir das orientações dadas. Após a correção dos textos, ele faz um levantamento das dificuldades apresentadas na escrita pela maioria dos alunos, socializando-as com a turma e orientando os alunos a reescrever os textos, fazendo a correção adequada.

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 1/1 - 100%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.