16/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lizia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
. Perceber que o ar se movimenta;
. Compreender a origem dos ventos.
Ter noção de ambiente e de que o ar é um dos seus componentes, essenciais a vida.
Introdução
O ar é constituído por uma mistura de vários gases, sendo os principais o nitrogênio, o oxigênio e o gás carbônico. A quantidade de cada um desses gases foi representada no gráfico a seguir: 78% nitrogênio; 21% oxigênio, 1% de gás carbônico e outros gases: argônio, criptônio, hélio, neônio etc.
O ar também contém vapor d’água, microorganismos, substâncias sólidas (pólen, poeira, inseticidas) e gases tóxicos (monóxido de carbono e o dióxido de enxofre).
Pode-se perceber a existência do ar ao inspirá-lo e expirá-lo no processo de respiração realizada pela maioria dos seres vivos do ambiente, no balanço das folhas das árvores, quando sentimos o vento bater em nossa face e vemos as pipas sendo empinadas no céu.
Estratégia
Ao nos depararmos com um desafio, normalmente temos algumas opiniões para explicá-lo. Quais seriam as nossas opiniões, por exemplo para o desafio proposto na aula de hoje: O que faz o ar se movimentar?
Por outro lado existem pessoas que já estudaram sobre esse assunto e publicaram suas investigações em livros, enciclopédias, revistas e jornais. Sendo assim, além das idéias que temos é preciso também conhecer as idéias dos pesquisadores sobre o assunto.
Sabe-se que a aprendizagem se dá de forma mais significativa quando o desafio é investigado pelo aluno. Assim, a partir de suas reflexões sobre o tema proposto é dado ao aluno a oportunidade de trilhar o caminho percorrido por outros estudiosos e complementar suas investigações com o conhecimento formulado através do tempo.
Esta aula será desenvolvida por meio de atividade experimental que se justifica por ser um recurso que permite a investigação a partir da simulação de situação semelhante ao que ocorre na natureza, levando-se em conta os limites do experimento. Por outro lado, a atividade experimental, também propicia um planejamento conjunto com as crianças, orientando-as na investigação a ser realizada.
Desenvolvimento
Inicie a aula afirmando: Você inspira e expira para absorver o oxigênio do ar. O ar, portanto, é vital para você, assim como para a maioria dos organismos vivos do nosso planeta.
A seguir pergunte se eles têm opiniões sobre:
.De onde vem este ar?
.Por que podemos afirmar que o ar existe, se não podemos vê-lo?
.O que acontece no ambiente que faz com que seja possível perceber que o ar existe e que ele se movimenta?
.E finalmente a pergunta desafio da aula de hoje: O que faz o ar se movimentar?
Professor: Apresente as perguntas uma a uma e ouça as argumentações dos alunos sobre as hipóteses que tem sobre cada pergunta apresentada. Conduza a aula de forma que possam justificar suas opiniões e que ao final da discussão eles tenham feito uma triagem e apenas investiguem as opiniões que julgaram necessário fundamentar melhor.
Este é o momento de levantar as concepções prévias dos alunos sobre o assunto e selecionar aquelas hipóteses que precisam ser investigadas.
Esse experimento será realizado em conjunto com a turma. Isso por que envolve o contato com um material que pode colocar a criança em risco se a atividade for realizada individualmente ou em grupo: o fogo.
Experimento: o que faz acontecer o vento?
1. Organizando a atividade experimental
O professor faz a montagem do experimento enquanto toda a classe observa e acompanha o que acontece. Alguns alunos poderão ser chamados para ajudar quando necessário. O material a ser utilizado é um pires; uma vela; fósforo; uma folha de papel cortada em forma de espiral.
Monte o experimento e peça a turma que a seguir faça as previsões.
2. Levantando hipóteses
. O que acontece com a espiral ao s er colocado pr óxima à vela apagada?
.O que acontecerá com a espiral em papel ao ser colocada próximo a vela, depois de acendê-la? Por que será que isso acontece?
Foto: Juliana Porto
3. Realizando a atividade experimental
. Acenda uma vela e fixe-a em um pires.
. Aguarde alguns minutos até que a região sobre a vela fique aquecida.
Professor: Peça às crianças que sintam a temperatura acima da vela antes de acendê-la e depois que ela foi acessa.
.Segure a espiral de papel um pouco acima da chama da vela, onde o ar está mais quente.
.Observe o que acontece com a espiral.
4. Discutindo os resultados e registrando as ideias da turma.
. O que aconteceu com a temperatura acima da vela depois que ela foi acesa?
. O que acontece com a espiral? Por que isso acontece?
. Que relação há entre o movimento da espiral e a formação do vento?
Agora leia o texto sobre a formação dos ventos para a turma e explore a ilustração. Se necessário faça na lousa um desenho como este que acompanha o texto.
A formação do vento
O vento é o ar em movimento. Ele resulta das diferenças de temperatura nas camadas de ar que envolve a Terra. O Sol é o grande responsável pela existência dos ventos. Ao aquecer a Terra, o Sol esquenta também a camada de ar que a envolve.
O ar ao ser aquecido aumenta de volume, se torna mais leve e sobe, deixando espaço para que o ar mais pesado e frio ocupe o seu lugar. Entretanto, ao subir o ar esfria novamente e se torna mais pesado, voltando a ficar mais próximo da Terra. É esse vai e vem das camadas de ar, de uma região para outra que forma os ventos.
Os ventos podem ser suaves, moderados, fortes e muito fortes. Os furacões são ventos muito fortes, tendo a sua velocidade superior a 120 quilômetros por hora.
Os ventos movimentam as nuvens, por isso, geralmente, as tempestades são acompanhadas de ventos mais fortes. A natureza dos ventos e a aparência das nuvens no céu podem nos dar muitas pistas de como ficará o tempo.
Embora não vejamos o ar ele existe e está a nossa volta. Sua presença é percebida através da sua movimentação, ocasionando os ventos.
Escaner de desenho sobre a formação do vento.
. Agora, em grupo explique, como acontece a formação dos ventos tendo como base o texto acima e o experimento realizado. Escreva o texto no caderno.
Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Peça aos alunos que resolvam, individualmente a atividade a seguir:
1. Leia as afirmativas e marque V se for verdadeiro ou F se for falso.
( ) O calor aumenta a temperatura da camada de ar próxima a ele.
( ) A chama da vela, ao produzir calor, diminui a temperatura do ar acima dela.
( ) Ao ser aquecido, o ar fica mais denso e sobe.
( ) A porção de ar frio e mais denso, das camadas mais altas desce, e ocupa o lugar do ar quente que subiu.
( ) O aumento de temperatura produzida pelo calor da chama da vela fez o espiral de papel girar.
2. Faça um desenho explicando como ocorre a formação dos ventos.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/03/2013
Três estrelasO texto é bom, porém poderia ter mais explicações. :)