Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Basquete na cadeira? Como se joga?

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer mais a respeito do Basquete Paraolímpico. Ampliar suas experiências de movimentos. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas, interagindo com o espaço, com os materiais e com seus colegas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos: Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vivenciado alguns fundamentos do esporte, tais como: Passes (com uma mão, picado/quicado, por cima, de peito) e Arremessos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o Basquete Paraolímpico
Recursos: Internet (vídeos)
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) poderá demonstrar vídeos e imagens do Basquete Paraolímpico ou sugerir uma atividade de pesquisa junto aos alunos. Neste caso, divida a turma em pequenos grupos e solicite que os(as) alunos(as) pesquisem na sala de informática (internet) imagens, vídeos, curiosidades e textos relacionados ao Basquete Paraolímpico.
Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=4GZzBmQibKM

http://www.youtube.com/watch?v=wn-9AXZJvXs

http://www.youtube.com/watch?v=ObGXsFHIxgs


Atividade 2: Brincando de Basquete na Cadeira
Recursos: Bolas de Basquete – 1 para cada grupo de alunos(as) e cadeiras de plástico (1 por aluno).
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Na quadra de basquete, proponha a divisão da turma em grupos. Cada membro dos grupos estará sentado em uma cadeira. Cada grupo poderá praticar passes (passes quicado, passes de peito e passes por cima) e arremessar bolas na cesta. Além disso, terão que elaborar formas de deslocamentos com a cadeira no espaço da quadra. Professor(a), você pode ajudar demonstrando formas de deslocar: 1 - segurando a cadeira com as duas mãos e mantendo a cadeira próxima do glúteo e/ou 2 - levando a cadeira para algum ponto da quadra e, posteriormente, sentar novamente e receber e arremessar para o colega. O Objetivo principal da atividade é que os alunos se familiarizem com as limitações e com as possibilidades de deslocamento e de dribles durante as atividades. Sugira a brincadeira do “peruzinho”, onde o “peru” ficará em pé, enquanto os demais jogadores sentados tentam enganá-lo trocando passes. No momento em que conseguir tomar a bola ele trocará de lugar com o último a tocar na bola.

Atividade 3: Jogando o Basquete de Cadeira
Recursos: Bola de Basquete e Cadeiras
Duração: Aproximadamente 40 minutos
Descrição: Nesta atividade, divida a turma em 2 times com número igual de participantes. Peça para os times organizarem-se no espaço. Proponha um jogo de basquete onde os jogadores, sentados nas suas respectivas cadeiras, irão trocar passes até conseguirem acertar a cesta. Professor(a), na atividade estabeleça algumas regras básicas para o jogo, tais como: é permitido deslocar-se com a cadeira durante o ataque do seu time em três pontos da quadra; o arremesso à cesta e o passe para o companheiro da equipe só pode ser realizado se o jogador estiver sentado na sua cadeira.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço – Visitas a grupos que praticam o basquete paraolímpico são interessantes de serem realizadas e programadas junto com os alunos.
Quanto ao Corpo do Colega: incentive a criação de jogadas em que o colega seja essencial para sua realização.
Quanto ao Material: O(a) professor(a) poderá colocar variadas bolas no momento do jogo. Além disso, utilizar bolas de vôlei faz-se interessante, uma vez que quicam mais que as bolas de basquete.

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acham do tema proposto? Como se envolvem com a pesquisa? Fazem perguntas e colocam questões a respeito do esporte? Estão envolvidos com as propostas dos jogos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços e os materiais? Sugerem novas regras e formas de jogar? Como os deslocamentos com a cadeira foram criados pelos alunos? Quais são as dificuldades e/ou facilidades?
Ao final de cada atividade converse com os(as) alunos(as) a respeito dos objetivos propostos e alcançados. Ao término de todas as atividades, faça uma roda e pergunte o que os alunos aprenderam; indagar qual foi a atividade mais interessante. O que foi mais fácil ou mais difícil. Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.