Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Futebol e suas Possibilidades

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e aprender novas formas de jogar futebol. Compreender que o futebol pode ser organizado e jogado de diversas maneiras. Ampliar suas experiências de movimentos, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas, interagindo com o espaço, com os materiais e com seus colegas.

Duração das atividades
2 Aulas de 50 Minutos: Total - 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Derrubando a Torre: o ataque e a defesa.
Recursos: 1 cone grande, 2 bolas de futebol e giz
Duração: Aproximadamente 25 minutos
Descrição: No espaço da quadra desenhe no chão com o giz 2 círculos, um dentro do outro. O de dentro pode ter aproximadamente 2m de raio e o maior 4m ou mais. Pegue o cone e coloque-o no centro dos círculos. Posteriormente, coloque uma das bolas na ponta do cone. Divida a turma em dois grupos. Por meio do sorteio, cada equipe terá uma das funções: Defesa ou Ataque. A equipe que ficar com a função Defesa deverá ocupar o círculo central com as mão dadas, enquanto a equipe do ataque ocupará o círculo maior sem necessidade de darem as mãos. O objetivo do jogo é que a equipe do ataque, por meio de passes entre seus jogadores, consiga fazer a bola derrubar a bola que está no cone. Após derrubar a bola a equipe que estava na defesa passa para o ataque e vice-versa. A princípio pode-se estabelecer um tempo para a equipe do ataque consiga derrubar a bola, caso não o faça as equipes trocam de lugar. É importante que os alunos que estão na equipe do ataque percebam que quanto mais rápido tocarem a bola entre eles mais fácil ficará “furar” o bloqueio da equipe da defesa.
Algumas observações: Não é permitido que a equipe que defende utilizar as mãos para impedir a bola e nem avançar para dentro do círculo onde se encontra o cone e a bola. Quando a bola se aproximar muito dos jogadores da defesa é permitido chutarem a bola para fora. Nesse caso, estabeleça um limite de avanço dos jogadores que estão na defesa.

Atividade 2: Futebol sem Bola

Duração: Aproximadamente 40 minutos
Recursos: 2 bastões (cabo de vassoura), cones para marcar os gols e um pano de chão.
Obs.: Para está atividade é desejável uma superfície mais lisa, que proporcione o deslizamento do pano quando conduzido pelo bastão.
Descrição: No espaço escolhido, marque o campo de jogo utilizando os cones. Demarque um campo de aproximadamente 5 metros. Coloque o pano e os 2 cones no centro. Divida a turma em duas equipes – podendo ser a mesma da atividade anterior –, numerando os jogadores de cada equipe. Cada equipe ocupará o espaço atrás do gol. Quando o professor chamar o número correspondente de cada jogador das equipes ambos terão que ir até o centro do campo, pegar o seu bastão e conduzir o pano com o mesmo até o gol adversário. No momento em que um dos jogadores realizar o gol o professor chamará um novo número.
Obs.: Não é permitido que os jogadores utilizem os pés para impedir a condução do pano e/ou arrastá-lo.


Atividade 3: O bom mesmo é fazer gols!
Recursos: cones para demarcar aproximadamente 4 gols e bolas de futebol
Duração: Aproximadamente 25 minutos
Descrição: Nesta atividade divida a turma em pequenas equipes (correspondente ao número de gols demarcados na quadra de jogo, no nosso caso utilizamos 4 equipes = 4 gols). Marque em diferentes espaços da quadra de jogo os gols com os cones (podem ser utilizadas garrafas pet – no caso, coloque um poço de areia ou água para não serem derrubadas facilmente). Cada equipe será responsável por seu “gol”, podendo finalizar a jogada em qualquer um dos outros 3 gols das equipes adversárias. A equipe que conseguir fazer mais gols vencerá.


Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: O jogo poderá ser realizado em qualquer espaço que seja possível demarcar os espaços propostos. A única indicação é que a atividade 2 seja realizada em um piso liso. É interessante fazer outras demarcações na atividade 3, variando o formato do campo de futebol, como por exemplo: um campo em formato de um círculo gigante ou pent agrama, dentre outras.
Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 3 os jogadores montar duplas e de mãos dadas formam um “único jogador”. Na atividade 1, a equipe que defende sempre dará a mão, possibilitando interações entre os(as) alunos(as).
Quanto ao Material: O professor poderá colocar mais bolas durante o jogo nas atividades 1 e 3. As mesmas podem variar de peso e tamanho (bolas de outras modalidades esportivas).

Avaliação

Professor(a), no momento das atividades faça as seguintes indagações:

Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acham do tema proposto? Como se envolvem com a aula? Fazem perguntas e colocam questões a respeito do esporte? Estão envolvidos com as propostas dos jogos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços e os materiais? Sugerem novas regras e formas de jogar? Como são estabelecidas as relações e interações entre os alunos? Sabem cooperar com os colegas durante os jogos propostos? Como são e/ou estão estabelecidas as relações de gênero nesse esporte? E no momento das atividades? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realize uma roda com os(as) alunos(as) e procure discutir com os alunos como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os jogos? Qual gostou mais? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Em que(quais) situação(ções) se envolveram mais? Por quê? Como foi a participação da turma durante a aula? Respeitaram as regras e aos colegas? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.