Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De um texto, outro texto

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ampliar um texto acrescentando informações contidas na ilustração;
- Criar diálogos entre os personagens;
- Escrever um texto mais rico, no qual o interesse do leitor seja maior.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

- Livro: A foca
Autora: Sonia Junqueira
Ilustrador: Alcy
Editora Ática
- Folha de papel ofício ou caderno
O professor deverá escolher um livro que seja conhecido pela turma e que tenha um texto curto. Para esta aula, trabalharemos com a história “A foca”, que faz parte da coleção estrelinha, da editora Ática.

www.submarino.com.br/.../31919/+sonia+junqueira

Os livros desta coleção são ótimos para as atividades de ampliação de texto, porque possuem histórias pequenas para leitores principiantes e ilustrações enriquecedoras da narrativa.
A aula iniciará com a leitura do livro em voz alta, com os alunos sentados no chão em círculo, para que todos possam visualizar as ilustrações.

 O professor perguntará aos alunos informações a fim de enriquecer o texto e que serão respondidas através das observações das ilustrações.
                  Ex: “A foca mora na casa rosada.
                         O nome da foca é Rosa.”

Ilustração de Alcy para o livro A foca Famosa.

Quais são as características da moradia da foca?
Como é o bairro no qual localiza-se sua casa?
O professor continuará a leitura da história e sempre que achar necessário pedirá à turma a colaboração para descrever os personagens, o lugar onde se passa a cena, o que Rosa gosta de fazer, como Rosa conheceu Pitoco.
Depois, o trabalho será reescrever a história acrescentando o que foi dito pela turma, transformando o texto inicial em outro texto. Será necessário que o professor reescreva o texto junto com os alunos.
Por último, poderá pedir aos alunos para ilustrarem a nova história ou se preferirem montar um “novo” livro.
Outra atividade que poderá ser realizada, em dupla, pelos alunos, será a criação de diálogos. Aproveite a cena do momento no qual Rosa e Pitoco se conheceram, por exemplo.
Imagine como foi a conversa de Pitoco e Rosa  no dia que se conheceram?
Escreva a conversa deles.

Ilustração de Alcy para o livro A foca famosa.

No final, peça para as duplas apresentarem os diálogos criados ou dramatizarem.

Recursos Complementares

Coleção gato e rato de Mary França e Eliardo França, da Editora Ática
-O rabo do gato
- O fogo no céu
- O pote de melado
- O pega-pega
- A bota do tatu

Avaliação

O professor avaliará as respostas apresentadas pelos alunos. Deve-se levar em consideração: se foram coerentes; se os alunos souberam argumentar e defender suas ideias; se conseguiram descrever as personagens e o lugar apresentado na ilustração; se criaram diálogos os quais fossem entendidos pelos outros colegas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.