Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Encenando o Futebol

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e aprender o funcionamento de um jogo de futebol e seus aspectos relacionados à mídia. Compreender e executar/papéis funções dos “personagens” envolvidos na partida de futebol, tais como jogadores, técnicos, juiz, auxiliares, repórter entrevistador, repórter comentarista, câmera e torcida. Ampliar e compreender os aspectos do futebol no contexto da mídia, interagindo com o espaço, com os materiais e com seus colegas.

Duração das atividades
2 Aulas de 50 Minutos: Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo os Personagens
Recursos: Internet (vídeos)
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) poderá demonstrar vídeos e imagens de uma partida de futebol, enfocando os personagens que estão envolvidos no jogo. Posteriormente, divida a turma em pequenos grupos e solicite que os(as) alunos(as) pesquisem na sala de informática (internet) imagens e vídeos relacionados ao futebol na mídia.
Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:
Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=pfjK1-q8nVk

http://www.youtube.com/watch?v=Ng5RURIiXNM

http://www.youtube.com/watch?v=kBcqXs3kew0

http://www.youtube.com/watch?v=vydOryQPYMU


Sugestão de referências textuais para subsidiar as reflexões do(a) professor(a) ao tratar do tema Futebol:
Link que dá acesso ao Texto: Sobre meus lábios: visibilidade e controle no futebol contemporâneo. Renato Machado Saldanha. http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/203/1375

Link que dá acesso à Revista Pensar a Prática – Edição Especial com texto a respeito do tema Futebol.
http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/issue/view/41/showToc

Atividade 2: O Futebol e seus Personagens: encenando o jogo
Recursos:
Bola de Futebol, microfone (algum objeto que imite), câmera (confeccionada de papelão).
Duração: Aproximadamente 70 minutos
Descrição: Na quadra de futebol, cada grupo irá desempenhar um papel durante a atividade. Primeiramente, organize a turma em grupos de acordo com os papéis dos personagens que irão atuar:
• 2 times de futebol;
• 1 juiz e 2 auxiliares;
• 1 repórter entrevistador e 1 câmera (personagens que atuam antes do início do jogo, no intervalo e no final, entrevistando jogadores, juízes e técnicos);
• 1 narrador e 1 comentarista;
• torcedores;
• fotógrafo.

Em seguida, inicie a atividade pedindo aos personagens que exerçam seus papéis. Antes do início da partida os repórteres e o câmera podem realizar entrevistas com os jogadores, técnicos, juízes e torcedores em conjunto com ponderações do narrador e do comentarista. Professor(a), optando por partidas de curta duração (2 tempos de 5 minutos) oportunizará aos(às) alunos(as) o desempenho dos diferentes papéis.

Possibilidades de Ampliação:
Celulares e aparelhos eletrônicos, tipo mp3, é atualmente muito utilizado pelos nossos alunos em diferentes espaços que não seja no horário das aulas. Assim, nesta atividade o seu uso pode ser permitido, fazendo com que os(as) alunos(as) os explorem de diversas formas: filmando os jogos, as entrevistas, os comentários, as torcidas; fotografando jogadas e jogadores; gravando entrevistas nos aparelhos de mp3. Feito isso, em uma possível aula posterior, torna-se interessante analisar, discutir e dialogar a respeito dos papéis desempenhados durante as atividades. Comparar os vídeos presentes na mídia e aqueles realizados pelos(as) alunos(as) faz-se fundamental para ampliarmos as reflexões no que concerne a presença do futebol na mídia e no espaço escolar.

Avaliação

Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acham do tema proposto? Como se envolvem com a aula? Fazem perguntas e colocam questões a respeito do esporte? Estão envolvidos com os personagens? Quais os “olhares” possuem a respeito da presença do futebol na mídia? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços e os materiais? Sugerem novos papéis e formas de jogar? Como são estabelecidas as relações e interações entre os alunos (personagens)? Sabem cooperar com os colegas durante os jogos propostos? Como são e/ou estão estabelecidas as relações de gênero nesse esporte? E no momento das atividades? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realize uma roda com os(as) alunos(as) e procure discutir com os alunos como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi desempenhar os diferentes papéis? Qual gostou mais? Em que(quais) situação(ções) se envolveram mais? Por quê? Como foi a participação das meninas nas atividades? Na mídia como são abordadas as participações das mulheres no futebol? Como foi a participação da turma durante a aula? Respeitaram as regras e aos colegas? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.