16/02/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Uso do Laboratório de Informática
Motivação:
O professor deverá mostrar aos alunos as imagens (Figs. 1 e 2) abaixo e perguntar se eles sabem do que se trata.
Figura 1 – Imagem de um “papel” antigo
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/cuneiforme.jpg Acesso em: 29. Jan. 2009.
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá dizer que a imagem (Fig. 1) refere-se a uma pedra que continha um texto escrito.
O professor deverá ressaltar que nos primórdios da humanidade as pessoas escreviam nas paredes (montanhas, cavernas etc.) ou em pedaços de pedra, e que estas eram a forma de registro que havia. Assim, a pedra mostrada na figura acima talvez fosse o “caderno” de alguém (Fig. 2).
Figura 2 – Imagem de uma escola da Antiguidade.
Disponível em: http://web.educom.pt/paulaperna/images/escrita_8.jpg Acesso 29. Jan. 2009.
Neste momento, o professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem como são feitas as folhas de papel dos cadernos e livros que usam para estudar e, dizer eles que assistirão um vídeo que mostra como o papel é produzido atualmente.
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/815/dominio-efsi-cie-0043.wmv
O recurso é um episódio do programa “De onde vem?” da TV Escola, que fala sobre a invenção e o processo de fabricação do papel (Fig. 3). Ele apresenta os suportes para a escrita anterior ao papel, fala ainda sobre diversos tipos de papel, inclusive sobre o papel reciclado.
Figura 3 – Imagem do processo atual de fabricação do papel
Disponível em: http://br.geocities.com/fabriccpapel/imagens/foto3.jpg Acesso em: 27. Jan. 2009.
Atividade 1
Após os alunos conhecerem como é feito o processo de fabricação do papel, o professor deverá perguntar o que eles acharam do vídeo e o que entenderam sobre como é feito o papel. É importante que os alunos possam expressar suas opiniões sobre o vídeo que assistiram - se ficaram surpresos, se imaginavam que a matéria-prima para a produção do papel eram as árvores etc.
Neste momento o professor poderá conversar com os alunos sobre a invenção do primeiro papel, como para aquela época e para a humanidade, de forma geral, foi importante tal invenção. Neste momento, o professor poderá questionar os alunos se eles acham importante para os dias atuais a existência do papel (Fig. 4), porque acham isto; se o computador e as tecnologias acabarão com o papel; se o papel continuará existindo no futuro e porque etc.
Figura 4 - Importância do papel nos dias atuais
Disponível em: http://www.fototic.com.br/fotos/606_479e29a15a8a8/t247c7eff6c7506MELISSA_2.jpg Acesso em: 10. Fev. 2009.
Em seguida, o professor deverá propor que os alunos se dividam em duplas e que façam pesquisas na internet (Fig. 5) sobre a história do papel, visando aprofundar tal conhecimento. Para isso, sugerimos os seguintes sites:
http://www.filiperson.com.br/historia_papel.asp
http://www.comofazerpapel.com.br/papelmundo.html
http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=3699
http://www.bracelpa.org.br/bra/saibamais/index.html
Figura 5 - Imagem do Site sobre a História do Papel
Atividade 2
Após as pesquisas feitas na internet sobre o histórico do papel, e considerando a importância da sistematização dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, por meio da linguagem escrita, da criatividade e da ludicidade, sugerimos que o professor os convide a (os grupos organizados na atividade anterior) escreverem uma peça teatral abordando o assunto da “história do papel no mundo”.
Os alunos poderão ser incentivados a escreverem a peça teatral para as crianças de outro tempo histórico (futuro ou mesmo passado). Eles poderão, por exemplo, contar para as crianças do futuro sobre o papel utilizado na Antiguidade e para as crianças do passado contar como é atualmente o papel, seu processo de fabricação, variedades etc. Após escreverem as peças cada grupo deverá apresentar para o professor, para que juntos possam corrigir os eventuais erros de grafia, de concordância verbal, nominal etc. Dessa forma, além dos conhecimentos relacionados à história estarão trabalhando também com a Língua Portuguesa.
Feito isto, eles poderão ensaiar a peça teatral numa outra aula ou como atividade extraclasse para encená-la aos demais alunos da escola (Fig. 6).
Figura 6 – Imagem de crianças encenando uma peça teatral na escola
Disponível em: http://arteagostinho.blogs.sapo.pt/arquivo/diacrianca.jpg Acesso em: 31. Jan. 2009.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o papel? | Vídeo |
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/09/2010
Quatro estrelasMuito bem elaborada,só faltou ressaltar na quantidade de livros didáticos que o governo investe nas editoras sendo que estes livros não são feitos de papel reciclado!! Por isso o Brasil é o maior produtor de eucalípto australiano do mundo que aumenta a cada dia.ECOLOGIA DEVERIA COMEÇAR NAS ESCOLAS.
24/03/2010
Quatro estrelasMUITO BEM ELABORADA A AULA, VOU APROVEITAR A IDEIA P MINHAS AULAS.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, pois nela se fez uma ponte entre o passado e o presente, sem contar que, envolveu o lúdico e também pegou forte na interdisciplinaridade. valeu!!!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei bastante dinâmica. É interessante quando há preocupação com o planejamento. Parabéns!