Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Revezando os Bastões

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender aspectos básicos a respeito das corridas de revezamento. Conhecer os limites do seu corpo e do corpo do outro durante a corrida. Ampliar o repertório de momentos corporais relacionados às corridas, interagindo com os espaços e com os materiais.

Duração das atividades
2 Aulas de 50 Minutos: Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: A corrida de revezamento
Duração: Aproximadamente 40 minutos
Recursos: Internet (vídeos)
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) poderá demonstrar vídeos e imagens do da corrida de revezamento. Divida a turma em pequenos grupos e solicite que os(as) alunos(as) pesquisem na sala de informática (internet) imagens, vídeos, curiosidades e textos relacionados à corrida de revezamento. Professor(a), peça aos alunos que selecionem informações básicas do funcionamento da corrida de revezamento e a forma de passar o bastão no momento da corrida.
Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:
Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=VVxmaHQZpEA

http://www.youtube.com/watch?v=t34ID9ktfpI

Sites:

http://www.cbat.org.br/provas/historico_masculino.asp

Atividade 2: Aprendendo a passar o bastão
Duração: aproximadamente 20 minutos
Recursos: Imagens, pedaços de cabo de vassoura de aproximadamente 20 cm (pode ser usado pedaço de mangueira) e giz.


      

   

 Arquivo: Google - Imagens

Descrição: Nesta atividade divida os(as) aluno(as) em grupos com 4 alunos. Cada grupo terá 2 bastões. Utilize as imagens para demonstrar como pode ser feita a passagem do bastão para o colega que ficará a frente. Deixa que cada grupo pratique a passagem do bastão. Pequenas corridas com revezamento do bastão podem ser realizadas pelos grupos.

Atividade 3: A corrida de Revezamento
Recursos:
4 bastões e campo aberto ou quadra.
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Nesta atividade, organize a turma em equipes e peça-os para formarem filas. Cada equipe terá um bastão. Com o giz faça marcações ao longo do trajeto da corrida, que pode ser nas extremidades do campo ou da quadra (forma de um círculo). Posteriormente, cada aluno(a) da equipe ocupará as marcações, local onde esperará o companheiro para receber o bastão. Ao sinal, o jogador 1 de cada equipe terá que passar o bastão para o próximo jogador (2) e deverá ocupar o lugar do companheiro que recebeu o bastão e assim sucessivamente até que o jogador 1 de equipe retorne a linha inicial.

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades, faça as seguintes indagações si mesmo: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como estão envolvidos com a pesquisa na internet? Há cooperação entre eles? Os grupos se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias? Estão envolvidos? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras. Faça essas indagações com os(as) alunos(as) no intervalo entre as atividades.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Quais atividades acharam mais interessantes? Como foi a corrida? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marcieli, hcgdy , Paraná - disse:
    marcieli-_mullauer@hotmail.com

    17/08/2011

    Quatro estrelas

    adorei muito mesmo o assunto sobre atividades com bastão


  • Maria, Centro Educaconal Dias , Rio de Janeiro - disse:
    ciddaoliver@yahoo.com.br

    30/04/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a sua proposta, ainda mais que geralmente no espaço escolar não temos pista de atletismo. A pesquisa torna a nossa disciplina interdisciplinar, por isso gostei tanto da sua aula. Parabéns e obrigada por compartilhar. Um abraço!


  • talyta andressa yonamine moreti., Japão - disse:
    tatamakla@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    eu axeu bem intreressante... minha escola tem tradições japonesa..e tem o chamado(undokai) onde tem o revezamento com bastão.. eu acabei de mudar de escola estou na hiro gakuem.. no momento a melhor escola.... estou anciosa, esperando para participar desse esporte..


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.