Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Parodiando Cantigas Populares

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Saber que muitos textos dialogam com outros; perceber que um texto pode dar origem a outro texto;comparar textos que tratam do mesmo tema, com abordagens diferenciadas;identificar o objetivo de cada texto;conhecer uma  paródia.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita ; consideramos ainda as histórias ouvidas e cantadas nos primeiros anos escolares.
Estratégias e recursos da aula

Laboratório de informática ou datashow na sala de aula.

Textos xerocados

Atividades em pequenos grupos

Aula dialogada

Aula 1 e 2

 Atividade 1

 Motivação – Recordando cantigas de roda

 Para motivar a interação dos alunos o professor poderá realizar a atividade no pátio da escola, ou em um lugar mais amplo. Orienta-os a ficar em pé, formando uma roda. O professor faz a seguinte brincadeira:

1º) uma criança fica no centro da roda;

2º) a roda gira, cantando a primeira estrofe de uma cantiga popular, por exemplo: “O Cravo brigou com a rosa”; a criança do centro canta a segunda estrofe sozinha e no final escolhe outro colega para ficar no centro da roda.Vai para o centro apenas quem souber cantá-la.

3º) Os alunos escolhem outra canção, e assim sucessivamente.

Atividade 2 – Na sala de aula – alunos em círculo

O professor exibe em datashow a cantiga Se essa rua fosse minha, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=VHT1rNn8jes&feature=related

Atividade 3 – Atividade oral em grupo

 O professor pede aos alunos que conversem com o colega do lado sobre as imagens do vídeo e a letra da cantiga a partir das perguntas abaixo:

a) a menina transmite alegria, melancolia ou saudade? Como esses sentimentos podem ser percebidos?

b) como é a rua onde a menina está?

c) em relação à cantiga, qual é o desejo do poeta? Por que ele quer realizar esse desejo?

c) a música é uma canção romântica. Que palavras ou expressões do texto relevam o romantismo do poeta?

Atividade 4

 Apresentação das análises por um dos colegas de cada dupla. O professor orienta que não é necessário repetir as respostas semelhantes, apenas acrescentar outras idéias.

Aulas 3 e 4

O professor distribui cópias da letra da cantiga “Se essa rua fosse minha” e do poema Paraíso, de José Paulo Paes.

Seguem os textos

             Texto 1                                                                                                  

Se essa rua fosse minha

Se essa rua, se essa rua fosse minha,

Eu mandava, eu mandava ladrilhar,

Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante,

Só pra ver, só pra ver meu bem passar.

Nessa rua, nessa rua tem um bosque,

Que se chama,que se chama solidão,

Dentro dele, dentro dele mora um anjo,

Que roubou, que roubou meu coração.

Se eu roubei, se eu roubei teu coração,

Tu roubaste, tu roubaste o meu também,

Se eu roubei, se eu roubei teu coração,

Foi porque, só porque te quero bem.

Texto 2

Paraíso

Se esta rua fosse minha,

eu mandava ladrilhar,

não para automóveis matar gente,

mas para criança brincar.

Se esta mata fosse minha,

eu não deixava derrubar.

Se cortarem todas as árvores,

onde é que os pássaros vão morar?

Se este rio fosse meu,

eu não deixava poluir.

Joguem esgotos noutra parte,

que os peixes moram aqui.

Se este mundo fosse meu,

Eu fazia tantas mudanças

Que ele seria um paraíso

De bichos, plantas e crianças.

 (PAES, José Paulo. Poemas para brincar. São Paul: Ática, 1990)

Atividade 1 grupo de 4

O professor pede aos alunos que leiam os dois textos, primeiro em silêncio e, em seguida, em voz alta para o próprio grupo. Após a leitura pede a eles que comparem os dois textos, analisando e anotando no caderno:

1º) As diferenças e semelhanças existentes entre eles. Para isso, eles devem fazer uma coluna no caderno anotando de um lado semelhanças e do outro diferenças.

2º) Identificar o objetivo do poeta do texto 1 e do texto 2, isto é, o que é comunicado nos dois textos?

3º) Comparar os dois textos e analisar se houve mudança de sentido da temática do texto 2 em relação ao texto 1, anotando quais foram as mudanças.

Atividade 2 - turma em círculo

Um aluno de cada grupo apresenta as análises realizadas e o professor corrige, explicando a eles que outros t extos podem ser usados como fonte de inspiração para outros textos e a essa po ssibilidade de “diálogo” entre textos dá-se o nome de intertextualidade. Como eles observaram que o poeta do texto 2 inverteu o sentido do tema em relação ao texto 1, denunciando o descaso com o meio ambiente, o professor explica que a esse tipo de construção de texto denomina-se paródia. 

Atividade 3

Pedir aos grupos que tentem, a partir das atividades realizadas e das explicações do professor, formular com suas palavras um conceito de paródia. Em seguida, eles apresentam suas conclusões e o professor corrige.  

Avaliação

Avaliação

O professor verificará se os alunos compreenderam o que é uma paródia, a partir da construção dos textos trabalhados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.