17/12/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
- Ler e interpretar a história;
- Criar pequenos versos com rima e que complemente a ilustração;
- Observar e descrever características físicas e de personalidade das personagens do livro.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
- Livro: Clic-clic! A máquina biruta do seu Olavo
Autor e ilustrador: Maurício Veneza
Editora : Formato
- Folha A3
- Pincéis e tintas
- Colchetes pequenos (bailarinas) ou brincos pequenos com tarraxa.
Sinopse do livro
Seu Olavo é um velho fotógrafo. Ele tem uma máquina fotográfica que parece tão velha quanto ele. Ou até mais.
Parece, também, que a máquina, além de velha, é meio biruta: só mesmo vendo as fotos que ela faz é que a gente entende por quê...
Confeccione uma máquina fotográfica antiga, com caixa de papelão, rolo de papel toalha, barbante ou fio de náilon, pedaço de tecido escuro e um interruptor de luz. Outra sugestão seria convidar um fotógrafo antigo, conhecido como lambe-lambe, para levar sua máquina fotográfica até a escola e apresentar à turma.
http://www.dedodegente.com.br/imagens/produtos/190/lambelambe.gif
Quando todos estiverem bem curiosos para ouvir a história, o professor começará a leitura do livro que conta a história desta máquina antiga. Neste livro a ilustração é tão importante quanto o texto, pois a cada foto revelada, a turma irá ver uma pessoa diferente das outras expressões, fisionomias, características que o texto revela muito bem. Após apresentar uma foto, deverá virar o livro de cabeça para baixo e assim revelar outra fotografia, de outra pessoa.
Exemplo: ” Será que este é o Romeu, que está triste, de fato, porque seu time perdeu a final do campeonato?”p.11
“Ou é o dono da Padaria e Confeitaria Lisboeta indo ao baile à fantasia, com um traje de capeta?”p.11
Desta maneira divertida será apresentada cada pessoa fotografada pelo seu Olavo e no final, o autor, narra que esse é o motivo pelo qual o fotógrafo gosta tanto de trabalhar com sua velha máquina biruta.
O professor deverá fazer perguntas aos alunos sobre a história ouvida e vista:
- Quem é o Seu Olavo? Descreva-o.
- O que é estar aposentado?
- Qual a profissão do Seu Olavo?
- Como é a sua máquina fotográfica?
-Quais foram as pessoas que ele fotografou? Cite alguns exemplos.
Após a leitura das respostas feitas pela turma, será o momento de criarem suas fotografias e revelarem através de desenhos e da escrita de versos rimados como os do Seu Olavo.
Ex: Imagine que você é um fotógrafo e tirou retratos de uma porção de gente.
Quando revelou e copiou foi uma tremenda confusão: você não sabia quem era quem, nem qual era a parte de cima e qual era a parte de baixo.
Mostre suas fotos para toda turma.
Seria interessante montar uma exposição das fotos e dos versos criados pelos alunos, para isso será importante prender os retratos com colchetes (bailarina) ou brincos com tarraxa, pois assim os visitantes poderão virar as fotos de cabeça para baixo e ver a outra foto revelada.
Coleção Quem Diria!, de Maurício Veneza, Editora Formato:
- Olha o touro, sai da frente!
Olha o toureiro valente!
- Dois sapos batendo papo
- Zuiimm, zuoomm! Um zumbidinho bem grandão
Site sobre o fotógrafo lambe-lambe:
www.edukbr.com.br/mochila/lambe_lambe.htm
O professor avaliará a interpretação dos alunos através das respostas dadas por escrito e no momento da elaboração da escrita dos versos de cada retrato revelado.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/10/2012
Quatro estrelasGostei da aula..Parabéns!!