Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Futsal para portadores de deficiência visual.

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar o jogo de futsal a partir da perspectiva de um deficiente visual.
Compreender quais são as dificuldades de deslocamento vividas por portador de necessidades especial - deficiente visual.
Desenvolver as suas capacidades auditiva e tátil.
Estimular o desenvolvimento da percepção espaço-temporal.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula os alunos não precisam ter conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O futsal é um dos esportes mais praticados nas escolas, porém na maioria das vezes esta pratica esta ligada à reprodução do modelo praticado por equipes de alto nível desta modalidade.
Nesta aula o futsal será utilizado como uma ferramenta para debatermos questões mais amplas que fazem parte da nossa sociedade, ou seja, questões que estão ligadas diretamente ao nosso dia-a-dia, por isso sofrerá uma série de adaptações para se adequar aos objetivos propostos na aula.
A pratica do futsal para portadores de necessidades especiais – com deficiência visual tem como objetivo despertar nos alunos um olhar mais próximo das dificuldades vivenciadas por todos os portadores de deficiência visual que convivem diariamente com eles nos diversos espaços da cidade. A escola e o seu espaço físico podem servir de exemplo para este debate, será que a nossa escola está preparada para receber alunos portadores de deficiência visual ou ela precisaria passar por algumas transformações, o que os próprios alunos poderiam fazer para ajudar neste processo de adaptação da escola.
Dessa forma esperamos fortalecer sentimentos como; solidariedade, respeito ao próximo, respeito às diferenças e inclusão social.

Organização da aula:
Divida a turma em dois grupos mistos com o mesmo número de alunos em cada um deles.

Desenvolvimento da aula:

Cada uma das equipes deve ocupar uma metade da quadra estas equipes devem ser divididas em várias duplas que devem estar de mãos dadas, um aluno de cada dupla participará efetivamente do jogo por isso terá os seus olhos cobertos por uma venda, o outro companheiro de dupla deve atuar como um “guia” auxiliando o seu companheiro vendado no deslocamento pela quadra indicando para que direção ele deve ir e evitando choques e possíveis lesões entre os alunos que estão com os olhos vendados. O aluno que não está com a venda nos olhos não deve conduzir (puxar pelo braço) o colega vendado retirando dele a oportunidade de experimentar o deslocamento sem o auxílio da visão.
O jogo será modificado para facilitar a atuação dos alunos, por isso a bola não sai nas linhas laterais se a bola ultrapassar a linha lateral o jogo continua, se na escola a quadra for cercada por paredes ou grades permita que a bola toque nelas, a bola só será considerada fora de jogo se sair pela linha de fundo.
O goleiro não tem os olhos vendados para poder defender as bolas chutadas no gol e auxiliar no deslocamento dos alunos de sua equipe que estão com os olhos vendados.
A bola deve possuir no seu interior guizos ou pequenas placas de metal para produzir um ruído semelhante à de um chocalho, permitindo que o jogador possa se posicionar no campo através desse som.
Promova um rodízio entre os alunos para que todos possam experimentar o jogo de futsal com os olhos vendados.


Dica 1: Já existem nas lojas especializadas em material esportivo bolas próprias para o futebol de cegos, mas você pode construir o seu próprio material, basta descosturar uma bola de couro e colocar dentro dela alguns guizos ou pequenas placas de metal e costurar novamente a bola.

Dica 2: Assim que os alunos tiverem os olhos vendados permita que eles façam um reconhecimento da quadra caminhando por toda a sua extensão, tentando se localizar em relação aos gols, as grades ou paredes. Por exemplo, peça que eles contem quantos passos precisam dar para chegar até o meio da quadra ou até o outro gol, essas marcações podem facilitar o deslocamento durante o jogo.

Recursos Complementares
Avaliação

No final da aula promova um debate entre os seus alunos levantando algumas questões como:


1) Como você se sentiu ao ter que se deslocar pela quadra de olhos vendados? Por que?
2) Quais foram às dificuldades em realizar a função de “guia” do se colega?
3) Você acha que teria condições de realizar o deslocamento sem a ajuda de um “guia”?
4) Como foi acompanhar o movimento da bola apenas pela audição? Vocês conseguiam saber realmente onde a bola estava?
5) Esta aula ajudou você a compreender melhor a dificuldade vivenciada por uma pessoa portadora de deficiência visual?

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.