18/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Aprender aspectos básicos a respeito das corridas para pessoas com deficiência visual total ou parcial. Conhecer os limites do seu corpo e do corpo do outro durante as atividades. Construir um processo de confiança, respeito e responsabilidade com o outro. Ampliar o repertório de momentos e sentidos corporais relacionados às corridas, interagindo com os espaços e com os materiais.
Não é necessário conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo o Atletismo Paraolímpico - Corridas
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Internet (vídeos)
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) poderá demonstrar vídeos e imagens do da corrida para pessoal com deficiência visual. Divida a turma em pequenos grupos e solicite que os(as) alunos(as) pesquisem na sala de informática (internet) imagens, vídeos, curiosidades e textos relacionados à corrida para deficientes visuais. Professor(a), peça aos alunos que selecionem informações básicas do funcionamento do esporte e o que é fundamental para seu funcionamento.
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=08I399jKgwE
http://www.youtube.com/watch?v=_CcsPqhIKgE
Atividade 2: Explorando os Sentidos
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: Pano para vedar os olhos (quantidade correspondente à metade dos alunos da turma).
Descrição: Na quadra o(a) professor(a) pedirá para que os alunos formem duplas. Um componente da dupla terá os olhos vedados e o seu companheiro irá conduzi-lo em uma caminhada pelos espaços da escola, onde poderá tocar em objetos identificando-os. O aluno de olhos vedados terá que reconhecer o espaço onde pisa e noções de direção que será ensinado pelo seu companheiro. Após 10 minutos os companheiros trocam de lugar. Na atividade é fundamental a construção da confiança, respeito e responsabilidade com/no outro de ambos.
Atividade 3: Corrida Guiada
Duração: Aproximadamente 40 minutos
Recursos: Pano para vedar os olhos (quantidade correspondente à metade dos alunos da turma).
Descrição: Na quadra, o(a) professor(a) pedirá para que os alunos continuem em duplas. Novamente, um componente da dupla terá os olhos vedados e ambos terão que dar as mãos. Em seguida, o professor demarcará em linha reta um ponto de partida e de chegada para a realização da corrida. A cada 3 duplas organize a corrida guiada (coloque as duplas bem distantes umas das outras – aproximadamente 3m). Sem soltar as mãos do seu companheiro, cada dupla terá que correr o mais rápido possível até o ponto de chegada. Após o término o companheiro trocará de função com o seu colega.
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades, faça as seguintes indagações si mesmo: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como estão envolvidos com a pesquisa na internet? Há cooperação entre eles? Os grupos se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias? Como exploram os espaços no momento da atividade 2? Como estão sendo construídas as relações de confiança e respeito com o colega? Já vivenciaram a atividade em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras. Faça essas indagações com os(as) alunos(as) no intervalo entre as atividades.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Quais atividades acharam mais interessantes? Como foi guiar o colega? Como foi correr com o colega? O que foi mais fácil ou difícil? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades? Peça sugestões para a aula posterior.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!