Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Goalball: aprendendo um esporte paraolímpico.

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver suas percepções tátil e auditiva.
Aprender técnicas de defesa específicas de um goleiro.
Ampliar a sua percepção espaço-temporal.
Conhecer um esporte paraolímpico.
Vivenciar as dificuldades de locomoção de um portador de deficiência visual.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula os alunos não precisam ter conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O goalball é uma modalidade parolímpica disputada apenas por atletas portadores de deficiência visual, é uma mistura de futebol com handebol jogado em uma quadra com as dimensões da quadra de voleibol. Esta modalidade foi criada para o trabalho com ex-combatentes da segunda guerra mundial que perderam a visão, por isso pode ser considerada como uma atividade específica para deficientes visuais.
A pratica do goalball tem como objetivo despertar nos alunos um olhar mais próximo das dificuldades vivenciadas por todos os portadores de deficiência visual que convivem diariamente com eles nos diversos espaços da cidade. Dessa forma esperamos fortalecer sentimentos como; solidariedade, respeito ao próximo, respeito às diferenças e inclusão social.

Organização da aula:

Divida a turma em quatro equipes mistas com o mesmo número de jogadores em cada equipe.
Construa dois campos com as seguintes dimensões; dezoito metros de comprimento por nove metros de largura. O gol tem nove metros de comprimento por um metro e vinte centímetros de altura. Professor se a quadra que você utiliza para dar aulas for menor faça uma adaptação no tamanho do gol e nas dimensões da quadra.


Desenvolvimento da aula:
O goalball é disputado por seis jogadores ao mesmo tempo, três em cada lado, esses jogadores são ao mesmo tempo goleiros e arremessadores.
Os três jogadores que compõem a equipe devem estar vendados para que não possam enxergar a bola e os seus adversários, e iniciam o jogo posicionados em frente ao seu gol. O objetivo do jogo é marcar gols na equipe adversária e proteger o seu gol defendendo as bolas que forem arremessadas pela equipe adversária na sua direção, neste jogo é proibido chutar a bola com o objetivo de marcar gols os pés só podem ser usados no momento de defender a bola.
A bola deve possuir guizos ou placas de metal que produzem um ruído semelhante à de um chocalho, permitindo que o jogador possa se posicionar em campo através desse som.
Cada equipe terá mais do que três jogadores, mas apenas três iniciaram jogando os demais ficam na reserva e aguardam a sua vez de entra na quadra.
O arremesso deve ser feito de forma rasteira com objetivo da acertar o gol adversário.
A partida oficial dura vinte minutos divididos em dois tempos de dez minutos, ganha o jogo quem fizer mais gols.
A turma deve fazer o máximo de silêncio possível para que os colegas possam escutar o som dos guizos e acompanhar a movimentação da bola


Dica 1: Já existem nas lojas especializadas em material esportivo bolas próprias para o goalball, mas você pode construir o seu próprio material, basta descosturar uma bola de couro e colocar dentro dela alguns guizos ou pequenas placas de metal e costurar novamente a bola.

Dica 2: Peça aos seus alunos que criem estratégias de movimentação em equipe principalmente no momento de defesa para que diminua a chance de ocorrer acidentes na aula. Por exemplo, todas as vezes que o aluno for defender a bola ele deverá comunicar aos colegas que ele está indo à bola para que outro colega não entre também na jogada aumentando o risco de choques entre eles.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor ao final da aula peça que os seus alunos apresentem na próxima aula um relatório sobre a atividade desenvolvida abordando as seguintes questões:

1) O que você gostou e o que você não gostou nesta aula?

2) Como foi a experiência de atuar em um jogo com os olhos vendados?

3) Praticar esta atividade de olhos vendados ajudou você a pensar como os portadores de deficiência visual enfrentam dificuldades para se locomoverem na cidade?

4) Que sugestões você teria para tornar o deslocamento dos portadores de deficiência mais fácil na nossa cidade?


5) Um aluno deficiente visual teria condições de se deslocar com autonomia dentro do espaço físico da nossa escola?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.