17/12/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
- Identificar e organizar as falas de personagens e do narrador;
- Organizar um texto de acordo com a sequência dos fatos narrados;
- Reconhecer a importância do espaço de parágrafo e do travessão na estrutura e organização dos diálogos.
- Livro: O problema do Clovis
Autora e ilustradora: Eva Furnari
Global Editora
- Caixas de papelão de tamanhos e cores diferentes.
- Conto: O Príncipe sapo dos Irmãos Grimm, tradução de Monteiro Lobato.
Neste livro, Clóvis é o revisor do conto 'O Príncipe Sapo', mas tem um problema - ao ir revisar o livro vê que não tem nem história nem personagens para ler. Tenta arranjar uma cópia reserva da história, mas ela está em japonês. Esta é mais uma engraçada história da autora Eva Furnari.
Inicie a aula com uma conversa com a turma sobre o título e a ilustração, levando-os imaginar qual seria o problema do Clóvis.
Após a conversa, propor que ouçam a leitura da história, para conferir se adivinharam. O professor começará a leitura, as duas primeiras páginas do livro estão em branco, aproveite para pedir a participação dos alunos.Deixe que expliquem suas suposições e estimule a defesa de suas ideias.
Nesse momento, os alunos estarão curiosos para ver e ouvir a leitura do livro, por isso continue e aproveite para explorar este jogo de texto e imagem feito por Eva Furnari. Mais adiante, a turma descobrirá o Clóvis, um revisor de texto que não tem história para trabalhar. Será este o seu problema? Queremos que eles observem a existência do problema e suas conseqüências.
No decorrer da narrativa aparecem outros problemas, como por exemplo: entregam várias caixas etiquetadas para Clóvis, são os personagens que acabaram de chegar.
Ilustração de Eva Furnari para o livro O problema do Clóvis
Ele revisa a história “O príncipe sapo” junto com o leitor e surge outro problema os personagens vieram trocados. Depois mais um problema, mandaram a história na versão japonesa.
O professor combinaria com algum funcionário da escola para neste momento bater à porta e deixas algumas caixas. Será um desafio para turma resolver. Eles formariam duplas ou grupos, para revisar o texto “O príncipe sapo”. Como sugestão coloque cada parte da história dentro de cada caixa e escreva numa etiqueta o nome de qual personagem pertenceria.
Exemplo: Dentro da caixa do narrador – “Noutros tempos, quando desejar uma coisa era tê-la, existia um rei...”
Na caixa do sapo – “Por que chora, princesinha? As suas lágrimas comovem até as pedras”.
Utilize o próprio texto que está no final do livro.
Ilustração de Eva Furnari para o livro O problema do Clóvis
Cada dupla ou grupo colaria a história que montaram e leriam para o restante da turma. Por último, o professor apresentaria o texto do livro e junto com os alunos fariam comparações entre os textos.
SAPO VIRA REI, VIRA SAPO
Escritora: Ruth Rocha
Ilustrações: Walter Ono
Editora: Salamandra
(O) REIZINHO MANDÃO
Ilustrações: Walter Ono
Editora: Quinteto Editorial
HISTÓRIA MEIO AO CONTRÁRIO
Ana Maria Machado
Ilustrações: Renato Alancão
Ática
O PRÍNCIPE QUE BOCEJAVA
Ana Maria Machado
Ilustrações: Graça Lima
Nova Fronteira
DVD O Príncipe Sapo
http://www.americanas.com.br/AcomProd/589/580299
O professor irá avaliar:
Se os alunos organizaram o texto de acordo com a sequência dos fatos narrados.
Se os alunos perceberam a diferença entre o narrador e os personagens.
Se os alunos participaram com ideias que enriqueceram a atividade.
Se os alunos expuseram suas ideias com clareza.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!