16/12/2009
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Conhecer as características de um texto expositivo.
Aumentar o repertório lingüístico.
Desenvolver a escrita ortográfica.
Escrever um relatório de atividade.
Não são necessários conhecimentos prévios
RECURSOS DA AULA:
Espaço para o plantio de algumas ervas
Algumas sementes de ervas usadas em chás
Plaquinhas para identificação das ervas plantadas.
ESTRATÉGIAS:
Primeira atividade: Plantio
O professor propõe a turma plantar sementes de ervas para observar o crescimento ao longo do ano.
Para cada semente o professor deverá trazer uma amostra da planta já crescida, para que possa explorar suas características com os alunos. Observando cor, aroma, textura e forma das folhas.
Cada aluno participa do plantio com a orientação do professor.
Após o plantio, colocam-se plaquinhas indicativas com o nome das ervas plantadas.
O professor já traz os nomes escritos nas plaquinhas, e nesse momento explora com a turma, em fase de alfabetização, o nome da planta, qual a primeira letra, e verifica quem consegue ler.
Segunda atividade: Registro
Em sala ocorre a atividade de registro.
O professor conversa com a turma e sugere a escrita de um texto sobre a experiência do plantio. Explicando que a turma fará um acompanhamento do crescimento das plantas, sugere a escrita de um livro-relato, onde a cada visita da turma ao local do plantio, será feito um texto com as observações da evolução do plantio.
Neste livro também podem ser colocadas fotos da atividade.
O texto é escrito pelo professor no quadro, sendo ele, o escriba do grupo, incentivando os alunos a serem os autores do relato.
Neste momento, o professor conduz a produção do texto, relembrando a ordem dos acontecimentos, sempre buscando a participação dos alunos.
Após a escrita do texto, é feita a leitura e revisão junto com a turma.
O professor entrega uma folha ou um caderno para cada aluno copiar o texto produzido pelo grupo.
A proposta é que, a cada visita da turma ao canteiro, os alunos escrevam um relatório sobre o que observaram. Nos primeiros textos, é necessário que o professor faça o registro coletivo tendo ele como escriba do grupo, para que os alunos se apropriem das características deste tipo de texto. Os próximos relatos poderão ser feitos em duplas, e ao final do ano, quando o professor perceber que os alunos já se apropriaram das características deste tipo de texto.
É importante o professor guardar os registros ou pedir que os alunos o façam em um caderno específico para este trabalho, de modo que, ao final do ano, os relatos tenham cumprido sua função de documentar, através da escrita, as experiências do plantio.
A avaliação ocorrerá durante toda atividade, observando a participação dos alunos na escrita do texto.
Durante a escrita o professor pergunta como escreve determinada palavra, principalmente as dos nomes das sementes e observa, os alunos que já apresentam conhecimentos sobre a escrita.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!