Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE UM PLANTIO NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO.

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as características de um texto expositivo.

Aumentar o repertório lingüístico.

Desenvolver a escrita ortográfica.

Escrever um relatório de atividade.

Duração das atividades
1 aula de 120 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DA AULA:

 Espaço para o plantio de algumas ervas

               Algumas sementes de ervas usadas em chás 

               Plaquinhas para identificação das ervas plantadas.

ESTRATÉGIAS:

Primeira atividade: Plantio

O professor propõe a turma plantar sementes de ervas para observar o crescimento ao longo do ano.

Para cada semente o professor deverá trazer uma amostra da planta já crescida, para que possa explorar suas características com os alunos. Observando cor, aroma, textura e forma das folhas.

Cada aluno participa do plantio com a orientação do professor.

Após o plantio, colocam-se plaquinhas indicativas com o nome das ervas plantadas.

O professor já traz os nomes escritos nas plaquinhas, e nesse momento explora com a turma, em fase de alfabetização, o nome da planta, qual a primeira letra, e verifica quem consegue ler.

Segunda atividade: Registro

Em sala ocorre a atividade de registro.

O professor conversa com a turma e sugere a escrita de um texto sobre a experiência do plantio. Explicando que a turma fará um acompanhamento do crescimento das plantas, sugere a escrita de um livro-relato, onde a cada visita da turma ao local do plantio, será feito um texto com as observações da evolução do plantio.

Neste livro também podem ser colocadas fotos da atividade.

O texto é escrito pelo professor no quadro, sendo ele, o escriba do grupo, incentivando os alunos a serem os autores do relato.

Neste momento, o professor conduz a produção do texto, relembrando a ordem dos acontecimentos, sempre buscando a participação dos alunos.

Após a escrita do texto, é feita a leitura e revisão junto com a turma.

O professor entrega uma folha ou um caderno para cada aluno copiar o texto produzido pelo grupo. 

A proposta é que, a cada visita da turma ao canteiro, os alunos escrevam um relatório sobre o que observaram. Nos primeiros textos, é necessário que o professor faça o registro coletivo tendo ele como escriba do grupo, para que os alunos se apropriem das características deste tipo de texto.  Os próximos relatos poderão ser feitos em duplas, e ao final do ano, quando o professor perceber que os alunos já se apropriaram das características deste tipo de texto.

É importante o professor guardar os registros ou pedir que os alunos o façam em um caderno específico para este trabalho, de modo que, ao final do ano, os relatos  tenham cumprido sua função de documentar, através da escrita, as experiências do plantio.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante toda atividade, observando a participação dos alunos na escrita do texto.

Durante a escrita o professor pergunta como escreve determinada palavra, principalmente as dos nomes das sementes e observa, os alunos que já apresentam conhecimentos sobre a escrita. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.