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ORGANIZANDO TÍTULOS DE UM LIVRO DE CULINÁRIA - UMA PROPOSTA DE LEITURA

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Atribuir significado à leitura.

Utilizar estratégias de leitura.

Ampliar seu repertório linguístico.

Conhecer um texto prescritivo e suas características.

Duração das atividades
1 Aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos não precisam dominar a leitura, mas deverão saber fazer uso de procedimentos de leitura para acessar as informações que já dispõem e utilizá-las para identificar os ingredientes.

É indicado que os alunos já tenham trabalhado com as receitas em sala.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DA AULA:

Folhas com as receitas digitadas e títulos separados.

Lápis de cor, hidrocor ou lápis cera para ilustrar as receitas.

Cola.

ESTRATÉGIAS DA AULA:

- O professor inicia a aula contando que tem um problema e precisa da ajuda dos alunos para resolvê-lo.

- Mostra as receitas sem os títulos, explicando que esqueceu de escrevê-los, e os trouxe separados para cada criança colocar na receita correta.

- O professor lê junto com a turma os títulos, e verifica quais os ingredientes que podem ser encontrados em cada receita. Por exemplo:

Mostra o título: BRIGADEIRO, e faz com a turma, oralmente, a lista de ingredientes possíveis. Perguntando: O que a mamãe usa para fazer brigadeiro?

- Mesmo que a professora não tenha trabalhado a receita no grupo, é possível, com a ajuda da turma e com a intervenção do professor, dar pistas aos alunos, das palavras que deverão procurar na receita para identificá-la.

- O professor deverá utilizar as receitas que já trabalhou em sala, ou quando a turma não teve contato com estes textos, escolher receitas simples, com poucos ingredientes.

- Exemplo de receitas adequadas para este trabalho:

Brigadeiro;

Salada de frutas;

Bolo;

Pipoca;

Cachorro-quente;

Pizza;

Suco de frutas;

- Estas receitas mostram na lista dos ingredientes, pistas que possibilitam aos alunos em fase de apropriação da leitura, o uso estratégias para descobrirem a receita adequada a cada título.

- Depois de verificar cada título e os ingredientes correspondentes, o professor entrega as folhas com os títulos para a realização da atividade.

- É importante orientar os alunos, para primeiro escolher um título e ir procurar nas receitas “pistas” dos ingredientes da receita, e não tentar ler a receita para achar o título. - Esta orientação é importante, pois ajuda os alunos em fase de apropriação da leitura, tornando a atividade possível e desafiadora para eles.

- Depois que todos encontram e colam os títulos, faz-se a leitura da receita completa junto com a turma e sugere a ilustração de cada receita.

- Ao fazer a ilustração, os alunos estarão mais uma vez, se reportando ao texto e a leitura dos ingredientes, por isso, a importância de completar o trabalho com esta atividade, além de deixar o produto final da atividade mais bonito e atraente aos leitores.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação ocorre durante toda a atividade, observando a participação de cada um e as estratégias que utilizam para a leitura dos textos.

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