16/12/2009
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Atribuir significado à leitura.
Utilizar estratégias de leitura.
Ampliar seu repertório linguístico.
Conhecer um texto prescritivo e suas características.
Os alunos não precisam dominar a leitura, mas deverão saber fazer uso de procedimentos de leitura para acessar as informações que já dispõem e utilizá-las para identificar os ingredientes.
É indicado que os alunos já tenham trabalhado com as receitas em sala.
RECURSOS DA AULA:
Folhas com as receitas digitadas e títulos separados.
Lápis de cor, hidrocor ou lápis cera para ilustrar as receitas.
Cola.
ESTRATÉGIAS DA AULA:
- O professor inicia a aula contando que tem um problema e precisa da ajuda dos alunos para resolvê-lo.
- Mostra as receitas sem os títulos, explicando que esqueceu de escrevê-los, e os trouxe separados para cada criança colocar na receita correta.
- O professor lê junto com a turma os títulos, e verifica quais os ingredientes que podem ser encontrados em cada receita. Por exemplo:
Mostra o título: BRIGADEIRO, e faz com a turma, oralmente, a lista de ingredientes possíveis. Perguntando: O que a mamãe usa para fazer brigadeiro?
- Mesmo que a professora não tenha trabalhado a receita no grupo, é possível, com a ajuda da turma e com a intervenção do professor, dar pistas aos alunos, das palavras que deverão procurar na receita para identificá-la.
- O professor deverá utilizar as receitas que já trabalhou em sala, ou quando a turma não teve contato com estes textos, escolher receitas simples, com poucos ingredientes.
- Exemplo de receitas adequadas para este trabalho:
Brigadeiro;
Salada de frutas;
Bolo;
Pipoca;
Cachorro-quente;
Pizza;
Suco de frutas;
- Estas receitas mostram na lista dos ingredientes, pistas que possibilitam aos alunos em fase de apropriação da leitura, o uso estratégias para descobrirem a receita adequada a cada título.
- Depois de verificar cada título e os ingredientes correspondentes, o professor entrega as folhas com os títulos para a realização da atividade.
- É importante orientar os alunos, para primeiro escolher um título e ir procurar nas receitas “pistas” dos ingredientes da receita, e não tentar ler a receita para achar o título. - Esta orientação é importante, pois ajuda os alunos em fase de apropriação da leitura, tornando a atividade possível e desafiadora para eles.
- Depois que todos encontram e colam os títulos, faz-se a leitura da receita completa junto com a turma e sugere a ilustração de cada receita.
- Ao fazer a ilustração, os alunos estarão mais uma vez, se reportando ao texto e a leitura dos ingredientes, por isso, a importância de completar o trabalho com esta atividade, além de deixar o produto final da atividade mais bonito e atraente aos leitores.
A avaliação ocorre durante toda a atividade, observando a participação de cada um e as estratégias que utilizam para a leitura dos textos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!