Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O POEMA DENTRO DO POEMA- REESCRITAS CRIATIVAS

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a estrutura de poemas.

Despertar o gosto pela leitura.

Avançar na construção do código escrito.

Ampliar repertório de leitura.

Criar novos poemas.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DA AULA:

Recursos:

Poema Paraíso

Livro: Poemas Para Brincar

Autor: José Paulo Paes  

Editora: Ática

ESTRATÉGIAS:  

PRIMEIRA ATIVIDADE:

Inicia-se a aula com a leitura do poema PARAÍSO, do livro “Poemas para Brincar”.

Após a leitura, o professor conversa com os alunos, sobre as características de um poema, sobre sua forma, as rimas, e a maneira com que o autor “brinca” com as palavras.

O professor pode trabalhar a leitura, relendo o poema e pedindo que cada dupla ou grupos de crianças leiam uma estrofe. Fazer uma leitura coletiva, também é bastante interessante, pois não expõe um aluno, mas oportuniza que todos leiam no ritmo que podem.

O poema trata da questão da preservação do ambiente e o desejo de um mundo melhor. É importante que o professor chame atenção dos alunos para estas questões que são tratadas no poema.

SEGUNDA ATIVIDADE:

O professor convida os alunos para a escrita de um poema parecido com o do José Paulo Paes, mas falando do lugar onde eles moram e estudam.

O professor será o escriba do grupo.

No quadro de giz ele coloca o primeiro verso do poema: “SE ESSA RUA FOSSE MINHA.” Com as sugestões dos alunos vai se construindo o poema.

Depois coloca o início do segundo verso: “SE ESSA MATA FOSSE MINHA” ou sugere para a turma uma adaptação: “SE ESSA ESCOLA FOSSE MINHA”.

Seguindo este procedimento o professor inicia os versos, que podem ser igual ao do poema ou com a sugestão dos alunos.

No CAp da UFRJ os alunos modificaram o início dos versos, escrevendo dentro da realidade deles, falando sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas, que fica ao lado da escola e a cidade do Rio de Janeiro.

Cada professor pode dar sugestões à turma, sobre questões da sua localidade e realidade.

Veja abaixo o poema que os alunos da turma 11A (1º ano do Ensino Fundamental) do Colégio de Aplicação da UFRJ elaboraram a partir do poema PARAÍSO.

PARAÍSO

SE ESSA CIDADE FOSSE MINHA

EU MANDAVA PLANTAR ÁRVORE,

PARA OS PASSARINHOS

 E A GENTE RESPIRAR.

SE ESSAS RUAS FOSSEM MINHAS

EU DEIXAVA O TRÂNSITO LIVRE,

E AS RUAS SEM BRIGAS

COM CRIANÇAS FELIZES.

SE ESSA LAGOA FOSSE MINHA

EU TIRAVA OS CANOS DE ESGOTOS

PARA LAGOA FICAR LIMPINHA

E PARA O BEM DE TODOS.

SE ESSE RIO DE JANEIRO FOSSE MEU

EU LIMPAVA AS RUAS,

PRESERVAVA A NATUREZA

E TODOS SERIAM FELIZES.

(PRODUÇÃO COLETIVA – TURMA 11A)

Avaliação

A avaliação será feita durante toda a aula, observando a participação e o interesse do grupo, e se ao construírem o poema, observaram as características deste tipo de texto. Faz parte da avaliação, observar se nas ilustrações os alunos retrataram o poema escrito, como forma de mostrar o entendimento da mensagem.   

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fabiana , UNICAP , Pernambuco - disse:
    fabiacf2@yahoo.com.br

    28/08/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito. Principalmente, pelo fato da atividade dar a oportunidade das crianças poderem expressar sobre o pensam da sua cidade e da sua comunidade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.