16/12/2009
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Conhecer a estrutura de poemas.
Despertar o gosto pela leitura.
Avançar na construção do código escrito.
Ampliar repertório de leitura.
Criar novos poemas.
Não são necessários conhecimentos prévios.
RECURSOS DA AULA:
Recursos:
Poema Paraíso
Livro: Poemas Para Brincar
Autor: José Paulo Paes
Editora: Ática
ESTRATÉGIAS:
PRIMEIRA ATIVIDADE:
Inicia-se a aula com a leitura do poema PARAÍSO, do livro “Poemas para Brincar”.
Após a leitura, o professor conversa com os alunos, sobre as características de um poema, sobre sua forma, as rimas, e a maneira com que o autor “brinca” com as palavras.
O professor pode trabalhar a leitura, relendo o poema e pedindo que cada dupla ou grupos de crianças leiam uma estrofe. Fazer uma leitura coletiva, também é bastante interessante, pois não expõe um aluno, mas oportuniza que todos leiam no ritmo que podem.
O poema trata da questão da preservação do ambiente e o desejo de um mundo melhor. É importante que o professor chame atenção dos alunos para estas questões que são tratadas no poema.
SEGUNDA ATIVIDADE:
O professor convida os alunos para a escrita de um poema parecido com o do José Paulo Paes, mas falando do lugar onde eles moram e estudam.
O professor será o escriba do grupo.
No quadro de giz ele coloca o primeiro verso do poema: “SE ESSA RUA FOSSE MINHA.” Com as sugestões dos alunos vai se construindo o poema.
Depois coloca o início do segundo verso: “SE ESSA MATA FOSSE MINHA” ou sugere para a turma uma adaptação: “SE ESSA ESCOLA FOSSE MINHA”.
Seguindo este procedimento o professor inicia os versos, que podem ser igual ao do poema ou com a sugestão dos alunos.
No CAp da UFRJ os alunos modificaram o início dos versos, escrevendo dentro da realidade deles, falando sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas, que fica ao lado da escola e a cidade do Rio de Janeiro.
Cada professor pode dar sugestões à turma, sobre questões da sua localidade e realidade.
Veja abaixo o poema que os alunos da turma 11A (1º ano do Ensino Fundamental) do Colégio de Aplicação da UFRJ elaboraram a partir do poema PARAÍSO.
PARAÍSO
SE ESSA CIDADE FOSSE MINHA
EU MANDAVA PLANTAR ÁRVORE,
PARA OS PASSARINHOS
E A GENTE RESPIRAR.
SE ESSAS RUAS FOSSEM MINHAS
EU DEIXAVA O TRÂNSITO LIVRE,
E AS RUAS SEM BRIGAS
COM CRIANÇAS FELIZES.
SE ESSA LAGOA FOSSE MINHA
EU TIRAVA OS CANOS DE ESGOTOS
PARA LAGOA FICAR LIMPINHA
E PARA O BEM DE TODOS.
SE ESSE RIO DE JANEIRO FOSSE MEU
EU LIMPAVA AS RUAS,
PRESERVAVA A NATUREZA
E TODOS SERIAM FELIZES.
(PRODUÇÃO COLETIVA – TURMA 11A)
A avaliação será feita durante toda a aula, observando a participação e o interesse do grupo, e se ao construírem o poema, observaram as características deste tipo de texto. Faz parte da avaliação, observar se nas ilustrações os alunos retrataram o poema escrito, como forma de mostrar o entendimento da mensagem.
Quatro estrelas 1 classificações
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28/08/2011
Quatro estrelasGostei muito. Principalmente, pelo fato da atividade dar a oportunidade das crianças poderem expressar sobre o pensam da sua cidade e da sua comunidade.