17/12/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
- Narrar uma história resgatando a sequência dos fatos principais;
-Improvisar encenação e diálogo de uma dramatização;
- Criar um roteiro sobre a história apresentada, usando palavras-chave.
Livro: O gato de botas – Irmãos Grimm
Editora Melhoramentos
Folha de papel ofício ou caderno
Fantasias, adereços(botas,coroas,bichos de brinquedo,etc) ou pedaços de panos e cartolina para confeccionar as personagens.
http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2214299
O professor conversará com a turma sobre o que sabem ou o que já ouviram falar de gatos. Após o bate-papo, contará a história de um gato que usava botas, utilizará um livro teatro, onde as personagens são de dedoche e o livro é o cenário.
Outra sugestão seria confeccionar fantoches de vara e o cenário poderia ser feito com caixa de papelão decorada com árvores de papel e num canto e no outro o desenho de um castelo. Será o momento de aproveitar para caprichar na encenação, crie vozes diferentes para cada um, explore a mudança de cenário e de movimento das personagens.
http://volobuef.tripod.com/page_maerchen_ilustracoes_volksm.htm
Ao longo da apresentação, seria interessante que as personagens pedissem ajuda aos alunos para resolver as dificuldades encontradas ou situações de conflito.
http://volobuef.tripod.com/page_maerchen_ilustracoes_volksm.htm
http://volobuef.tripod.com/page_maerchen_ilustracoes_volksm.htm
Concluído o teatro de dedoche, deverá ser feita uma discussão sobre a história e resgatar a sequência dos fatos principais. O professor poderá pedir ajuda de um ou dois alunos para escreverem, no quadro, um roteiro com palavras-chave dessa sequência.
Por último, os alunos recontarão a história através de dramatizações, para isso divida a turma em pequenos grupos em que deverão decidir quem será o narrador, o príncipe, a princesa, o rei, o bruxo e o gato de botas.
Teatro dos contos de fadas:
http://www.youtube.com/watch?v=4z3nWxGTEvA
Livro: O gato de botas – Contos de Grimm
Tradução: Maria Heloisa Penteado
Editora Ática
O professor irá avaliar:
- Se o aluno participou dando sua opinião de maneira que se fizesse ser entendido por todos;
- Se o aluno interpretou a história e resgatou a narrativa dos fatos principais;
- Se o aluno criou e participou da dramatização.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/11/2010
Quatro estrelasUma ótima aula