Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O gato de botas

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Narrar uma história resgatando a sequência dos fatos principais;
-Improvisar encenação e diálogo de uma dramatização;
- Criar um roteiro sobre a história apresentada, usando palavras-chave.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Livro: O gato de botas – Irmãos Grimm
Editora Melhoramentos
Folha de papel ofício ou caderno
Fantasias, adereços(botas,coroas,bichos de brinquedo,etc) ou pedaços de panos e cartolina para confeccionar as personagens.

http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2214299

O professor conversará com a turma sobre o que sabem ou o que já ouviram falar de gatos. Após o bate-papo, contará a história de um gato que usava botas, utilizará um livro teatro, onde as personagens são de dedoche e o livro é o cenário.

Outra sugestão seria confeccionar fantoches de vara e o cenário poderia ser feito com caixa de papelão decorada com árvores de papel e num canto e no outro o desenho de um castelo. Será o momento de aproveitar para caprichar na encenação, crie vozes diferentes para cada um, explore a mudança de cenário e de movimento das personagens.

http://volobuef.tripod.com/page_maerchen_ilustracoes_volksm.htm

Ao longo da apresentação, seria interessante que as personagens pedissem ajuda aos alunos para resolver as dificuldades encontradas ou situações de conflito.

http://volobuef.tripod.com/page_maerchen_ilustracoes_volksm.htm

http://volobuef.tripod.com/page_maerchen_ilustracoes_volksm.htm

Concluído o teatro de dedoche, deverá ser feita uma discussão sobre a história e resgatar a sequência dos fatos principais. O professor poderá pedir ajuda de um ou dois alunos para escreverem, no quadro, um roteiro com palavras-chave dessa sequência.
Por último, os alunos recontarão a história através de dramatizações, para isso divida a turma em pequenos grupos em que deverão decidir quem será o narrador, o príncipe, a princesa, o rei, o bruxo e o gato de botas.

Recursos Complementares

Teatro dos contos de fadas:
http://www.youtube.com/watch?v=4z3nWxGTEvA


Livro: O gato de botas – Contos de Grimm
Tradução: Maria Heloisa Penteado
Editora Ática

Avaliação

O professor irá avaliar:
- Se o aluno participou dando sua opinião de maneira que se fizesse ser entendido por todos;
- Se o aluno interpretou a história e resgatou a narrativa dos fatos principais;
- Se o aluno criou e participou da dramatização.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.