16/12/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Habilidades básicas de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula:
Laboratório de Informática
Atividade em pequenos grupos
Aula dialogada
AULA 1 e 2
Atividade 1 – em dupla
Motivação
Laboratório de Informática
O professor orienta os alunos a acessar o site abaixo para que leiam os acrósticos publicados. Eles poderão escolhê-los aleatoriamente. No primeiro momento, o objetivo é que procedam à leitura, sem nenhuma preocupação com a forma do texto. Não se pretende também ensinar conteúdos específicos da língua, apenas que os alunos conheçam o acróstico como um tipo de texto por meio do qual pode-se expressar idéias, pensamento, sentimentos e impressões do mundo, em um formato de texto diferente dos que eles já conhecem.http://recantodasletras.uol.com.br/acrosticos/
Atividade 2 –em grupos de 4 alunos
O professor orienta os alunos para que realizem as seguintes atividades:
1º) identificar as palavras escritas na vertical dos textos e analisar sua relação com as palavras ou frases escritas na horizontal;
2º) verificar que assuntosdos são abordados nos acrósticos;
3º) analisar se o acróstico tem semelhanças/ou diferenças com a poesia; se sim, em que se asselham/ou se diferenciam;
Atividade 3
Os alunos apresentam suas análises e o professor complementa as informações necessárias à compreensão dos acrósticos. Em seguida, ele orienta as duplas para que acessem os sítios abaixo, leiam as definições referentes aos acrósticos e anotem no caderno as características principais desse tipo de texto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acr%C3%B3stico
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=495739
Atividade 4Os alunos apresentam as definições pesquisadas e o professor faz as correções necessárias.
Aula 3
Atividade 1 - duplas
Produção de texto: acróstico
O professor orienta os grupos para que, a partir dos modelos e das definições de acrósticos, discutam sobre assuntos do seu interesse e, a partir de palavras ou expressões, criem acrósticos que expressarem seus sentimentos ou suas impressões a respeito desse assunto.
Atividade 2
As duplas leem os acrósticos para a turma. Em seguida, os alunos escolhem os de que mais gostaram para serem publicados no mural ou no jornal da escola.
O professor também poderá orientar os alunos para que leiam na internet, ou mesmo em jornais e revistas na biblioteca da escola, sobre assuntos atuais: enchentes, aquecimento global, futebol, enfim, diferentes temas da atualidade. Em grupo, eles socializam suas leituras e a partir delas escrevem acrósticos sobre o tema escolhido.
Avaliação
O professor verificará se os alunos compreenderam a função comunicativa do acróstico e se foram capazes de produzir esse tipo de texto, partindo de suas experiências cotidianas.
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/11/2011
Uma estrelanão reflete oq eu estou preocurando e o q a nunciado diz
15/03/2011
Cinco estrelasMuito interessante. Precisei fazer um plano de aula sbre acróstico e me ajudou muito. Obrigada
18/10/2010
Cinco estrelasachei uma atividade muito criativa