Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo e escrevendo acrósticos

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer acróstico enquanto recurso de leitura e escrita;
  • expressar sentimentos e impressões sobre diferentes temas, por meio da escrita de acrósticos;
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula:

Laboratório de Informática

Atividade em pequenos grupos

Aula dialogada

AULA 1 e 2

Atividade 1 – em dupla

Motivação

Laboratório de Informática

O professor orienta os alunos a acessar o site abaixo para que leiam os acrósticos publicados. Eles poderão escolhê-los aleatoriamente. No primeiro momento, o objetivo é que procedam à leitura, sem nenhuma preocupação com a forma do texto. Não se pretende também ensinar conteúdos específicos da língua, apenas que os alunos conheçam o acróstico como um tipo de texto por meio do qual pode-se expressar idéias, pensamento, sentimentos e impressões do mundo,  em um formato de texto diferente dos que eles já conhecem.

http://recantodasletras.uol.com.br/acrosticos/   

 

Atividade 2 –em grupos de 4 alunos

O professor orienta os alunos para que realizem as seguintes atividades:

1º) identificar as palavras escritas na vertical dos textos e analisar sua relação com as palavras ou frases escritas na horizontal;

2º) verificar que assuntosdos são abordados nos acrósticos;

3º) analisar se o acróstico tem semelhanças/ou diferenças com a poesia; se sim, em que se asselham/ou se diferenciam;

Atividade 3

Os alunos apresentam suas análises e o professor complementa as informações necessárias à compreensão dos acrósticos. Em seguida, ele orienta as duplas para que acessem os sítios abaixo, leiam as definições referentes aos acrósticos e anotem no caderno as características principais desse tipo de texto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acr%C3%B3stico

http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=495739

Atividade 4

Os alunos apresentam as definições pesquisadas e o professor faz as correções necessárias.

Aula 3

Atividade 1 - duplas

Produção de texto: acróstico

O professor orienta os grupos para que, a partir dos modelos e das definições de acrósticos, discutam sobre assuntos do seu interesse e, a partir de palavras ou expressões, criem acrósticos que expressarem seus sentimentos ou suas impressões a respeito desse assunto.  

Atividade 2

As duplas leem os acrósticos para a turma. Em seguida, os alunos escolhem os de que mais gostaram para serem publicados no mural ou no jornal da escola.

Recursos Complementares

O professor também poderá orientar os alunos para que leiam na internet, ou mesmo em jornais e revistas na biblioteca da escola, sobre assuntos atuais: enchentes, aquecimento global, futebol, enfim, diferentes temas da atualidade. Em grupo, eles socializam suas leituras e a partir delas escrevem acrósticos sobre o tema escolhido.  

Avaliação

Avaliação

O professor verificará se os alunos compreenderam a função comunicativa do acróstico e se foram capazes de produzir esse tipo de texto, partindo de suas experiências cotidianas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 1/3 - 33.33%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.