17/12/2009
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Conhecer as características de um texto informativo.
Escrever um texto informativo, utilizando a linguagem própria deste veículo de comunicação.
Articular texto-imagem.
Utilizar a escrita como meio de comunicação.
Ter experiência no trabalho em dupla.
Escrever segundo suas hipóteses.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:
Jornal com a parte dos classificados.
Livro: CLASSIFICADOS DI-VERSOS
Coleção Ternura
Autora: Ieda de Oliveira
Editora: Casa Publicadora
Fichas para a escrita do anúncio (contendo fotos de produtos).
PRIMEIRA ATIVIDADE
O professor inicia a aula, falando que a atividade vai começar com a leitura de um livro muito interessante.
Apresenta o livro CLASSIFICADOS DI-VERSOS.
Após a leitura, pergunta aos alunos: Onde encontramos anúncios? Os anúncios que vocês conhecem são iguais aos do livro?
Depois da exploração do tema, é apresentado aos alunos o caderno de anúncios de um ou mais jornais, de preferência atual.
SEGUNDA ATIVIDADE:
O professor lê para os alunos alguns anúncios, diversificando a leitura, com os vários produtos que encontramos no jornal, como por exemplo: venda de carros, venda e aluguel de imóveis, eletrodomésticos, etc.
Após a leitura é muito importante que o professor discuta com os alunos, a forma de linguagem utilizada, as características deste tipo de texto, mostrando a objetividade com que são escritos e as informações necessárias.
Depois de explorar as características do texto, pede-se aos alunos que comparem o livro com o jornal.
Espera-se que os alunos percebam a diferença entre o livro, que embora trate de anúncio, apresenta um texto literário e o jornal que apresenta um texto informativo com o objetivo comercial.
TERCEIRA ATIVIDADE:
O professor então faz a proposta de escrita de um mural-jornal com anúncios criados pela turma.
Entrega as fichas com as figuras e pede, que em duplas escrevam o anúncio.
Esta atividade é destinada às classes de alfabetização, por isso, indicamos o trabalho em duplas, onde um aluno pode contribuir com a escrita do outro, e assim, colaborar para avanços em suas hipóteses de escrita.
Caso a atividade seja feita com alunos em níveis de escrita mais avançados, pode-se fazer a proposta individual.
Após a escrita, cada anúncio é lido e colado em um mural previamente confeccionado pelo professor.
O mural poder ser exposto na escola ou na sala.
Será avaliado, através da observação do professor durante a aula, se o aluno compreendeu as características deste suporte textual e soube reproduzi-lo em seu anúncio, bem como a sua participação durante a atividade.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!