Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ANÚNCIOS ANIMADOS – TRABALHANDO COM O JORNAL

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as características de um texto informativo.

Escrever um texto informativo, utilizando a linguagem própria deste veículo de comunicação.

Articular texto-imagem.

Utilizar a escrita como meio de comunicação.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter experiência no trabalho em dupla.

Escrever segundo suas hipóteses.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:

Jornal com a parte dos classificados.

Livro: CLASSIFICADOS DI-VERSOS

Coleção Ternura 

Autora: Ieda de Oliveira

Editora: Casa Publicadora 

Fichas para a escrita do anúncio (contendo fotos de produtos).

PRIMEIRA ATIVIDADE

O professor inicia a aula, falando que a atividade vai começar com a leitura de um livro muito interessante.

Apresenta o livro CLASSIFICADOS DI-VERSOS.

Após a leitura, pergunta aos alunos: Onde encontramos anúncios? Os anúncios que vocês conhecem são iguais aos do livro?

Depois da exploração do tema, é apresentado aos alunos o caderno de anúncios de um ou mais jornais, de preferência atual.

SEGUNDA ATIVIDADE:

O professor lê para os alunos alguns anúncios, diversificando a leitura, com os vários produtos que encontramos no jornal, como por exemplo: venda de carros, venda e aluguel de imóveis, eletrodomésticos, etc.

Após a leitura é muito importante que o professor discuta com os alunos, a forma de linguagem utilizada, as características deste tipo de texto, mostrando a objetividade com que são escritos e as informações necessárias.

Depois de explorar as características do texto, pede-se aos alunos que comparem o livro com o jornal.

Espera-se que os alunos percebam a diferença entre o livro, que embora trate de anúncio, apresenta um texto literário e o jornal que apresenta um texto informativo com o objetivo comercial.

TERCEIRA ATIVIDADE:

O professor então faz a proposta de escrita de um mural-jornal com anúncios criados pela turma.

Entrega as fichas com as figuras e pede, que em duplas escrevam o anúncio.

Esta atividade é destinada às classes de alfabetização, por isso, indicamos o trabalho em duplas, onde um aluno pode contribuir com a escrita do outro, e assim, colaborar para avanços em suas hipóteses de escrita.

Caso a atividade seja feita com alunos em níveis de escrita mais avançados, pode-se fazer a proposta individual.

Após a escrita, cada anúncio é lido e colado em um mural previamente confeccionado pelo professor.

O mural poder ser exposto na escola ou na sala.

Recursos Complementares

Avaliação

Será avaliado, através da observação do professor durante a aula, se o aluno compreendeu as características deste suporte textual e soube reproduzi-lo em seu anúncio, bem como a sua participação durante a atividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.