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Latinha nossa de cada dia

 

01/04/2009

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o processo de obtenção do alumínio, alguns produtos que são por ele compostos e os diferentes tipos de fórmulas Cinética química; Desenvolver experimentos químicos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Elementos químicos, propriedade dos elementos e Saber sobre átomos.
Estratégias e recursos da aula

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No dia a dia utilizamos diferentes tipos de latinhas seja de refrigerantes, cervejas ou outro produto qualquer. Devido ser leve e muito resistente o alumínio enquanto material ideal tem sido empregado dentre outras aplicações à confecção de embalagens. Pergunte ao estudantes de que material são feitas as latinhas que utilizamos no cotidiano. Leve-os a pensarem os diversos materiais disponíveis no mercado e a infinidade de metais encontrados na natureza. Após debaterem proponha à turma que desenvolvam um experimento.

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Oriente os estudantes para que desenvolvam o experimento abaixo:

Titulo do experimento: Experimentos com alumínio

Objetivo: verificar os fatores que afetam a velocidade da reação de oxidação do alumínio em meio ácidoestudar.

Material
• 2 garrafas de PET [poli(tereftalato de etileno)]
• Papel alumínio
• 4 “anéis” de alumínio retirados de latas de bebidas
• Solução “limpa piso” (ou ácido muriático)
• Soda cáustica
• Cubos de gelo
• 2 béqueres de 250 mL
• 4 tubos de ensaio
• 2 provetas de 10 mL

Na ausência de material de laboratório, a vidraria utilizada pode ser substituída por material alternativo, como copos de vidro ou de plástico. Da mesma forma, em todas as etapas pode ser utilizada a água da torneira. A concentração de ácido clorídrico na solução “limpa piso” é de aproximadamente 5 mol/L, tendo sido previamente determinada por titulação ácido-base. Por sua vez, a solução aquosa de soda cáustica foi preparada na concentração de 4 g/L (0,1 mol/L). No caso dos anéis de alumínio, além de ser um material de fácil aquisição e conhecido pelos alunos, outra grande vantagem do seu emprego é que eles apresentam, praticamente, uniformidade de massa e volume, o que contribui para os experimentos propostos.

Procedimentos

Em dois tubos de ensaio, adiciona se quantidades iguais de solução “limpa piso” e solução aquosa de soda cáustica (0,1 mol/L). Em seguida, simultaneamente, adiciona-se um anel de alumínio em cada tubo. O volume utilizado de cada solução deve ser de aproximadamente 1/3 do volume do tubo ou o equivalente para cobrir por completo os anéis de alumínio. Em ambos os tubos, deve ser observado o consumo do metal e intensa formação de gás. Através desses experimentos, é possível comprovar o caráter anfótero do alumínio, já que na solução “limpa piso” o reagente predominante é o ácido clorídrico, enquanto na soda cáustica é o hidróxido de sódio. As equações 1 e 2 representam os fenômenos químicos a serem observados para os meios ácido e básico, respectivamente.
2Al(s) + 6HCl(aq)                         →   2AlCl3(aq) + 3H2(g) (1)
2Al(s) + 2NaOH(aq) +4H2O(l)   →   2NaAlO2.2H2O(aq) + 3H2(g) (2)

1. A reação de oxidação do alumínio metálico em solução diluída de ácido clorídrico é um processo espontâneo (ΔG < 0). Discuta como os fatores entalpia (ΔH) e entropia (ΔS) contribuem para a espontaneidade da reação, a partir das observações experimentais e da respectiva equação química.
2. Na realização do ensaio da superfície de contato, ao se empregar o reagente comercial à temperatura ambiente, a velocidade de reação nas duas garrafas é muito próxima. Sugira uma explicação para este fato.
3. O emprego de ácido muriático seria indicado para a limpeza de uma escada de alumínio utilizada durante a pintura de uma casa?

Fonte: qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a09.pdf

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As informações referente as questões abaixo e das observações devem ser relatadas no arquivo que está disponível no link: www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1600/imagens/atividade.gif

Oriente para que acessem a simulação “O processo do alumínio” e respondam as questões que foram alvo de debate. Neste recurso, será possível ao estudante identificar objetos compostos de alumínio que utilizamos no cotidiano. Link: <portaldoprofessor.mec.gov.br/showResource.action>

  O processo do alumínio

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 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1600/imagens/autoavaliacao1.jpg

A auto-avaliação, por meio de rubrica pode colaborar para que o estudante avalie sua participação na aula. Assim, oriente para que a pocedam com base nos critérios abaixo que podem ser adaptados à realidade.

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Recursos Educacionais
Nome Tipo
O processo do alumínio Animação/simulação
Recursos Complementares
Livro: Minerais, minérios, metais. De onde vêm? Para onde vão? Eduardo Leite do Canto. Editora Moderna. 1996; Fundamentos da Química, volume único / Ricardo Feltre. 2. ed.rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996; Sites: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/. Na Revista Química Nova na Escola os estudantes poderão pesquisar “Experimentos com alumínio”. http://www.chemkeys.com/artigo/28/317/#. Neste endereço pode-se pesquisar sobre o elemento químico Alumínio. http://environmentalchemistry.com/yogi/periodic/Al.html. Neste site encontra-se mais informações sobre o elemento químico Alumínio. http://www.periodictable.com/Ref/013/index.html. Neste link pode-se conhecer os diferentes formatos do elemento químico alumínio. http://www.youtube.com/watch. Neste vídeo, o estudante irá conhecer o minério alumínio, a bauxita e produção de alumínio.
Avaliação
A avaliação diagnóstica e processual é priorizada nesta aula. É importante apresentar a proposta de trabalho para turma especialmente que eles saibam os critérios de avaliação bem como que objetivos deverão ser alcançados. As interações e descobertas devem ser objeto de análise além da participação nas atividades incluindo aquelas desenvolvidas em equipe. Maior atenção deve ser dispensada na construções do Quiz tendo em vista que trata-se de formular questões relacionadas ao conteúdo da aula. Para maior compreensão sobre avaliação recomendamos o texto da Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP que está disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272.
Opinião de quem acessou

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