01/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
No dia a dia utilizamos diferentes tipos de latinhas seja de refrigerantes, cervejas ou outro produto qualquer. Devido ser leve e muito resistente o alumínio enquanto material ideal tem sido empregado dentre outras aplicações à confecção de embalagens. Pergunte ao estudantes de que material são feitas as latinhas que utilizamos no cotidiano. Leve-os a pensarem os diversos materiais disponíveis no mercado e a infinidade de metais encontrados na natureza. Após debaterem proponha à turma que desenvolvam um experimento.
Oriente os estudantes para que desenvolvam o experimento abaixo:
Titulo do experimento: Experimentos com alumínio Objetivo: verificar os fatores que afetam a velocidade da reação de oxidação do alumínio em meio ácidoestudar. Material Na ausência de material de laboratório, a vidraria utilizada pode ser substituída por material alternativo, como copos de vidro ou de plástico. Da mesma forma, em todas as etapas pode ser utilizada a água da torneira. A concentração de ácido clorídrico na solução “limpa piso” é de aproximadamente 5 mol/L, tendo sido previamente determinada por titulação ácido-base. Por sua vez, a solução aquosa de soda cáustica foi preparada na concentração de 4 g/L (0,1 mol/L). No caso dos anéis de alumínio, além de ser um material de fácil aquisição e conhecido pelos alunos, outra grande vantagem do seu emprego é que eles apresentam, praticamente, uniformidade de massa e volume, o que contribui para os experimentos propostos. Procedimentos Em dois tubos de ensaio, adiciona se quantidades iguais de solução “limpa piso” e solução aquosa de soda cáustica (0,1 mol/L). Em seguida, simultaneamente, adiciona-se um anel de alumínio em cada tubo. O volume utilizado de cada solução deve ser de aproximadamente 1/3 do volume do tubo ou o equivalente para cobrir por completo os anéis de alumínio. Em ambos os tubos, deve ser observado o consumo do metal e intensa formação de gás. Através desses experimentos, é possível comprovar o caráter anfótero do alumínio, já que na solução “limpa piso” o reagente predominante é o ácido clorídrico, enquanto na soda cáustica é o hidróxido de sódio. As equações 1 e 2 representam os fenômenos químicos a serem observados para os meios ácido e básico, respectivamente. 1. A reação de oxidação do alumínio metálico em solução diluída de ácido clorídrico é um processo espontâneo (ΔG < 0). Discuta como os fatores entalpia (ΔH) e entropia (ΔS) contribuem para a espontaneidade da reação, a partir das observações experimentais e da respectiva equação química. |
As informações referente as questões abaixo e das observações devem ser relatadas no arquivo que está disponível no link: www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc
Oriente para que acessem a simulação “O processo do alumínio” e respondam as questões que foram alvo de debate. Neste recurso, será possível ao estudante identificar objetos compostos de alumínio que utilizamos no cotidiano. Link: <portaldoprofessor.mec.gov.br/showResource.action>
A auto-avaliação, por meio de rubrica pode colaborar para que o estudante avalie sua participação na aula. Assim, oriente para que a pocedam com base nos critérios abaixo que podem ser adaptados à realidade.
Nome | Tipo |
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O processo do alumínio | Animação/simulação |
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