Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O estudo da física nas atividades esportivas (Aula 1)

 

19/01/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar os fenômenos físicos relacionados nas atividades esportivas;
Estudar a física através de atividades lúdicas e
Compreender e aplicar as fórmulas de física para analisar os gestos esportivos.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula é importante que os alunos já tenham internalizado os conhecimentos básicos dos conteúdos de física do 1º ano do Ensino Médio.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, para esta aula tornar-se mais atrativa busque um diálogo com o professor de física da turma e, discuta com ele as atividades que deverão ser desenvolvidas para análise dos trabalhos.
A associações de outras disciplinas com as atividades de educação física, certamente,fortalecem o processo de ensino aprendizagem dos alunos, sobretudo,nesta aula, onde a prática esportiva será fonte de estudo e análise da física, através de gestos esportivos e atividades.

Atividade I – Iniciando o debate sobre a Física nos esportes:

Professor, com os alunos dispostos na quadra inicie um debate e faça perguntas , tais como:
Na prática esportiva onde vocês observam a presença da física? De que forma?
Como a física pode favorecer o gesto esportivo de um praticante ou de um atleta?


Atividade II – Análise dos gestos esportivos - fundamentos desportivos:

Professor, divida a turma em 5 grupos e peça que cada grupo escolha um gesto esportivo ou mesmo uma atividade para que se possa realizar uma análise da presença da física.
Por exemplo:
Grupo I – análise do arremesso do handebol- velocidade da bola:

Os alunos escolherão um aluno que deverá executar um ou mais arremessos de uma distância escolhida pelo grupo.O arremesso deverá ser realizado em direção a uma parede. O grupo terá a responsabilidade de calcular a velocidade que a bola percorrerá no momento que sair da mão do arremessador até chegar a bater na parede.
Dica I - Os alunos deverão ter um relógio com cronômetro e até mesmo um celular que possua filmadora, o que irá facilitar a execução e análise do movimento e dos seus resultados.

Fonte : http://www.efdeportes.com/efd93/handeb04.gif

Fonte: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/educacao_fisica/handebol.jpg


Grupo II e III – Velocidade de reação na saída de bloco da corrida:

Nesta atividade caso não possua um bloco de saída peça a um dos alunos que faça o apoio do bloco para o colega. Portanto, dois alunos deverão executar a saída de bloco de partida no atletismo(figuras 1,2 e 3).

Nesta atividade, o aluno deverá estar em posição de saída e ao sinal da palma de um dos colegas o aluno em posição de partida deverá sair do bloco com o máximo de velocidade. O grupo deverá analisar a velocidade de reação da saída do colega.

Figura 1. Aula de Educação Física do CAp UFRJ - turma do terceiro ano do ensino médio (2008).

Fonte: Profº Marcos Andrade(CAp UFRJ)

Figura 2 . Aula de Educação Física do CAp UFRJ - turma do terceiro ano do ensino médio (2008)

Fonte: Profº Marcos Andrade (CAp UFRJ)

Figura 3. Aula de Educação Física do CAp UFRJ - turma do terceiro ano do ensino médio (2008)

Fonte: Profº Marcos Andrade (CAp UFRJ)

Grupo IV e V - Ação e reação - 3ª Lei de Newton : “Cabo de Guerra”.

Peça auxílio de alunos de outros grupos para participar do "Cabo de Guerra"(figura 4). Dois grupos de alunos deverão participar da atividade, observando que cada grupo deve ter o mesmo número de componentes com pesos aproximados e, caso sejam grupos mistos(meninos e meninas) que se respeitem a quantidade de alunos do sexo masculino e do sexo feminino em cada um dos grupos.

Figura 4 . Aula de Educação Física do CAp UFRJ - alunos do terceiro ano do ensino médio (2009)

Fonte: Profº Marcos Andrade (CAp UFRJ)

  • A situação-problema cabo-de-guerra foi iniciada com algumas indagações feitas pelo
    professor, para orientar a reflexão dos alunos. Dentre elas, podemos citar: No cabo-de-guerra,
    para que a corda fique na mesma posição, é necessário que os dois lados exerçam a mesma
    força? O número de pessoas em cada extremidade da corda ajuda ou não a ganhar o cabo-deguerra?
    O tipo de piso (piso da quadra, piscina, terreno natural) ajuda ou atrapalha, para ganhar o
    cabo-de-guerra?

Finalize a aula discutindo com os alunos os resultados que deverão ser entregues e analisados pelos professores de educação física e física da turma.

Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação será o trabalho realizado pelos grupos e pelas análises dos resultados das atividades desenvolvidas.Os grupos deverão entregar aos professores de física e de educação física o desenvolvimento e o resultado obtidos nos seus trabalhos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.