19/01/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Analisar os fenômenos físicos relacionados nas atividades esportivas;
Estudar a física através de atividades lúdicas e
Compreender e aplicar as fórmulas de física para analisar os gestos esportivos.
Nesta aula é importante que os alunos já tenham internalizado os conhecimentos básicos dos conteúdos de física do 1º ano do Ensino Médio.
Caro professor, para esta aula tornar-se mais atrativa busque um diálogo com o professor de física da turma e, discuta com ele as atividades que deverão ser desenvolvidas para análise dos trabalhos.
A associações de outras disciplinas com as atividades de educação física, certamente,fortalecem o processo de ensino aprendizagem dos alunos, sobretudo,nesta aula, onde a prática esportiva será fonte de estudo e análise da física, através de gestos esportivos e atividades.
Atividade I – Iniciando o debate sobre a Física nos esportes:
Professor, com os alunos dispostos na quadra inicie um debate e faça perguntas , tais como:
Na prática esportiva onde vocês observam a presença da física? De que forma?
Como a física pode favorecer o gesto esportivo de um praticante ou de um atleta?
Atividade II – Análise dos gestos esportivos - fundamentos desportivos:
Professor, divida a turma em 5 grupos e peça que cada grupo escolha um gesto esportivo ou mesmo uma atividade para que se possa realizar uma análise da presença da física.
Por exemplo:
Grupo I – análise do arremesso do handebol- velocidade da bola:
Os alunos escolherão um aluno que deverá executar um ou mais arremessos de uma distância escolhida pelo grupo.O arremesso deverá ser realizado em direção a uma parede. O grupo terá a responsabilidade de calcular a velocidade que a bola percorrerá no momento que sair da mão do arremessador até chegar a bater na parede.
Dica I - Os alunos deverão ter um relógio com cronômetro e até mesmo um celular que possua filmadora, o que irá facilitar a execução e análise do movimento e dos seus resultados.
Fonte : http://www.efdeportes.com/efd93/handeb04.gif
Grupo II e III – Velocidade de reação na saída de bloco da corrida:
Nesta atividade caso não possua um bloco de saída peça a um dos alunos que faça o apoio do bloco para o colega. Portanto, dois alunos deverão executar a saída de bloco de partida no atletismo(figuras 1,2 e 3).
Nesta atividade, o aluno deverá estar em posição de saída e ao sinal da palma de um dos colegas o aluno em posição de partida deverá sair do bloco com o máximo de velocidade. O grupo deverá analisar a velocidade de reação da saída do colega.
Figura 1. Aula de Educação Física do CAp UFRJ - turma do terceiro ano do ensino médio (2008).
Fonte: Profº Marcos Andrade(CAp UFRJ)
Figura 2 . Aula de Educação Física do CAp UFRJ - turma do terceiro ano do ensino médio (2008)
Fonte: Profº Marcos Andrade (CAp UFRJ)
Figura 3. Aula de Educação Física do CAp UFRJ - turma do terceiro ano do ensino médio (2008)
Fonte: Profº Marcos Andrade (CAp UFRJ)
Grupo IV e V - Ação e reação - 3ª Lei de Newton : “Cabo de Guerra”.
Peça auxílio de alunos de outros grupos para participar do "Cabo de Guerra"(figura 4). Dois grupos de alunos deverão participar da atividade, observando que cada grupo deve ter o mesmo número de componentes com pesos aproximados e, caso sejam grupos mistos(meninos e meninas) que se respeitem a quantidade de alunos do sexo masculino e do sexo feminino em cada um dos grupos.
Figura 4 . Aula de Educação Física do CAp UFRJ - alunos do terceiro ano do ensino médio (2009)
Fonte: Profº Marcos Andrade (CAp UFRJ)
Finalize a aula discutindo com os alunos os resultados que deverão ser entregues e analisados pelos professores de educação física e física da turma.
Visite os sites:
http://www.fisica.net/aplicada/esportes/
http://divulgarciencia.com/categoria/fisica-nos-esportes/
Força: http://www.e-escola.pt/topico.asp?hid=33
http://futebol.incubadora.fapesp.br/portal/conceitos/MassaIn_c3_a9rcia
3ª Lei de Newton : http://www.brasilescola.com/fisica/terceira-lei-newton.htm
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/03/2011
Cinco estrelasExcelente trabalho multidisciplinar. Vale a pena!
17/03/2011
Cinco estrelasgostei