Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo muros (aula 2)

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Angela Alves da Fonseca
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estabelecer relações entre número e quantidade.
Diferenciar as réguas pelos tamanhos.
Fazer equivalências de tamanhos juntando as réguas.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conceito de adição
- Seqüência numérica até 10

Estratégias e recursos da aula

O professor entrega uma caixa de réguas de cuisinaire a cada grupo de 5 alunos. Pede que os alunos retirem uma régua de cada tamanho e verifiquem que cada régua corresponde a um numeral de 1 a 10. Depois, os alunos devem arrumá-las em ordem de tamanho da menor para a maior.
Em seguida, o professor faz uma série de perguntas à turma:
- Qual é a régua que representa o número 1?
- E o número 5?
- Que numeral é representado pela régua preta?
- Qual é a diferença entre a régua marrom e a régua amarela?
- Se juntarmos a régua vermelha e a régua roxa que tamanho vamos encontrar?

Após esse momento, o professor deve desafiar a turma a construir muros. Cada grupo deverá escolher uma régua como a base do muro e fazer o máximo de combinações para aumentar o tamanho do muro. No final, o professor deverá pedir que os alunos registrem numa folha de papel quadriculado, todas as combinações equivalentes ao numeral que serviu de base para o muro.

Recursos Complementares

Dica:
No caso de só haver uma caixa de réguas, o professor poderá distribuir réguas de tamanhos diferentes para cada grupo, determinando o tamanho do muro de cada grupo.
O professor também pode construir as réguas com papel quadriculado (1 cm) e lápis de cor.

Site:http.// www.multirio.rj.gov.br

Avaliação

O professor vai poder avaliar a turma em três momentos:
. no manuseio do material no início da atividade
. na hora das perguntas e respostas orais
. na confecção dos muros que deverão mostrar a equivalências de quantidades com a utilização de diferentes réguas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.