17/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Estabelecer relações entre número e quantidade.
Diferenciar as réguas pelos tamanhos.
Fazer equivalências de tamanhos juntando as réguas.
- Conceito de adição
- Seqüência numérica até 10
O professor entrega uma caixa de réguas de cuisinaire a cada grupo de 5 alunos. Pede que os alunos retirem uma régua de cada tamanho e verifiquem que cada régua corresponde a um numeral de 1 a 10. Depois, os alunos devem arrumá-las em ordem de tamanho da menor para a maior.
Em seguida, o professor faz uma série de perguntas à turma:
- Qual é a régua que representa o número 1?
- E o número 5?
- Que numeral é representado pela régua preta?
- Qual é a diferença entre a régua marrom e a régua amarela?
- Se juntarmos a régua vermelha e a régua roxa que tamanho vamos encontrar?
Após esse momento, o professor deve desafiar a turma a construir muros. Cada grupo deverá escolher uma régua como a base do muro e fazer o máximo de combinações para aumentar o tamanho do muro. No final, o professor deverá pedir que os alunos registrem numa folha de papel quadriculado, todas as combinações equivalentes ao numeral que serviu de base para o muro.
Dica:
No caso de só haver uma caixa de réguas, o professor poderá distribuir réguas de tamanhos diferentes para cada grupo, determinando o tamanho do muro de cada grupo.
O professor também pode construir as réguas com papel quadriculado (1 cm) e lápis de cor.
Site:http.// www.multirio.rj.gov.br
O professor vai poder avaliar a turma em três momentos:
. no manuseio do material no início da atividade
. na hora das perguntas e respostas orais
. na confecção dos muros que deverão mostrar a equivalências de quantidades com a utilização de diferentes réguas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/05/2013
Cinco estrelasParabéns! Excelente plano de aula.