17/12/2009
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário (na forma escrita e oral) e estratégias de leitura e criação de textos em Língua Inglesa ao produzirem vídeos referentes ao tema televisão.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Observação: para a efetuação destas aulas será necessário o acesso à câmera filmadora.
Motivação
Para dar início às discussões do tema destas aulas, o professor instigará os alunos ao tema, perguntando, em aula aberta, quais são os programas de TV que os alunos mais assistem e porquê. Os programas citados serão listados pelo professor na lousa. Em debate, ainda em aula aberta, será proposto que tais programas sejam divididos nas categorias:
• Reality shows (ex: Big Brother),
• Documentaries (ex: Uma verdade inconveniente),
• News (ex: Jornal Nacional),
• Sitcom (ex: Grande Família),
• Soap operas (ex: Viver a Vida; Caminho das Índias),
• Nature programs (ex: Selvagem ao Extremo).
O professor deverá orientar os alunos, dando mais exemplos, se necessário, neste momento.
Dando sequência, o professor dividirá os alunos em grupos de quatro integrantes para discutirem a seguinte situação, preferencialmente em Inglês (Fig. 1):
If you were having a party at your house with some friends, what TV programs would you watch? What do you like and dislike about the following shows? Explain your reasons.
• Reality shows (ex: Big Brother),
• Documentaries (ex: Uma verdade inconveniente),
• News (ex: Jornal Nacional),
• Sitcom (ex: Grande Família),
• Soap operas (ex: Viver a Vida; Caminho das Índias),
• Nature programs (ex: Selvagem ao Extremo).
Adaptado de: http://www.esl-lab.com/tvguide/tvguiderd1.htm#top Acesso em: 08 de dezembro de 2009.
Figura 1 – Alunos em Grupo
Fonte: http://www.renatomotta.blogger.com.br/prenearq04.jpg Acesso em: 08 de dezembro de 2009.
Ao final deste momento o professor deverá instigar e organizar uma discussão sobre o tema “TV programs / programas de TV”, em aula aberta, com base nas questões discutidas previamente nos grupos.
ATIVIDADE 1
Dando seqüência, neste momento o professor deverá propor que os grupos pesquisem na Internet sobre os programas de TV e suas características para, elaborarem um vídeo (na forma de programa de TV) sobre ele.
• Grupo 1: Reality shows (ex: Big Brother),
• Grupo 2: Documentaries (ex: Uma verdade inconveniente),
• Grupo 3: News (ex: Jornal Nacional),
• Grupo 4: Sitcom (ex: Grande Família),
• Grupo 5: Soap operas (ex: Viver a Vida; Caminho das Índias),
• Grupo 6: Nature programs (ex: Selvagem ao Extremo).
Para a pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):
RECURSO
Sites para Pesquisa
1. http://en.wikipedia.org/wiki/Reality_television
2. http://en.wikipedia.org/wiki/Documentary_film
3. http://www.documentary.org/
4. http://www.endemol.com/
5. http://www.2waytraffic.com/en/
6. http://www.2waytraffic.com/en/press/archive/2waytraffic_scores_hat_trick_of_deals_with_brazil_s_tv_record
7. http://en.wikipedia.org/wiki/News_program
8. http://www.democr acynow.org/
9. http://en.wikipedia.org/wiki/Situation_comedy
10. http://www.bbc.co.uk/sitcom/
11. http://en.wikipedia.org/wiki/Soap_opera
12. http://www.museum.tv/eotvsection.php?entrycode=soapopera
Figura 2 - Imagem do Site Museum.tv
Durante a atividade, o professor deverá passar pelos grupos, orientando os alunos na pesquisa dos tópicos, para que anotem as informações relevantes que encontrarem, exercitando a estratégia de leitura scanning, que se refere à busca de informações específicas no texto, a partir da análise das palavras-chave que nele encontram, relacionadas às questões propostas.
Também deverá orientar quanto à organização das informações e a forma que serão apresentadas no vídeo a ser elaborado. Caso o professor necessite maiores informações sobre como se produz um programa televisivo poderá consultar o recurso p ostado abaixo (Fig. 3).
RECURSO
Televisão
http://www.tudosobretv.com.br/produ/
Figura 3 – Imagem do Recurso
O professor deverá orientar aos alunos para, primeiramente, escolher o tipo e os objetivos do programa que pretendem gravar, tais como público alvo e tema, elaborando, portanto, um roteiro do mesmo. Em seguida, deverão criar as falas (em Inglês) e selecionar figurinos e cenários apropriados, sob a supervisão e orientação do professor.
ATIVIDADE 2
Como continuidade da atividade anterior, o professor proporá que os grupos gravem os vídeos da forma que foi planejado (Fig. 4).
É importante que neste momento o professor oriente quanto à pronúncia, ritmo e entonação adequados.
Figura 4 – Gravando Vídeo
O objetivo da criação do vídeo é incentivar a reflexão sobre o significado e objetivos dos programas de televisão a partir da metalinguagem, isto é, usando a própria linguagem televisiva.
ATIVIDADE 3
A turma assistirá aos vídeos produzidos neste momento.
Ao final deste, para encerrar as atividades destas aulas, o professor promoverá um debate em aula aberta (Fig. 5) em Inglês ou em Português com base nas seguintes questões norteadoras:
1. What are the best programs created? Why? / Quais são os melhores programas criados? Por quê?
2. What are the advantages of watching TV?/ Quais são as vantagens de se assistir TV?
3. What are the disadvantages of watching TV? / Quais as desvantagens de se assistir TV?
Figura 5 – Alunos debatendo em aula aberta
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7380/imagens/alunos_debate.jpg Acesso em: 04 de novembro de 2009.
Sugestões
1. Entrevistar pessoas da comunidade sobre o que pensam sobre a programação televisiva.
2. Em colaboração com o professor de Artes, pesquisar sobre o significado do uso das cores na televisão.
3. Em colaboração com o professor de História e Filosofia, pesquisar sobre a influência da programação televisiva no comportamento das pessoas.
Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi criativo e crítico, sendo capaz de utilizar vocabulário e expressões adequadas ao elaborar os textos a serem gravados. Também a pronúncia, ritmo e entonação foram adequadas ao gravar os vídeos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!