17/12/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Organizar suas ideias utilizando um roteiro para produção de um texto;
- Perceber que uma história pode ser contada de diferentes maneiras;
- Reconhecer a importância da ação na produção de textos.
Conhecer a história de Aladim e a Lâmpada Mágica
- Ambiente das Mil e uma noites: tapetes, cangas, lamparinas, almofadas, caixas de tesouro com jóias e anéis de brinquedo, etc;
- Roteiro numa folha ou caderno;
- Material para desenhar e colorir: canetinha, lápis de cor, guache, etc.
Preparar a sala de aula para o momento das Mil e Uma Noites. Arrumar as cangas no teto como se fossem uma tenda, espalhar tapetes e almofadas pelo chão, decorar com lamparinas, caixas com jóias, anéis de brinquedo (ou fotos) e o que mais sua imaginação sugerir.
http://www.flickr.com/photos/ciavip/1747324630/
O professor convidará os alunos para sentarem no ambiente das Mil e Uma Noites e deverá relembrar com a turma a História de Aladim e a lâmpada mágica. Depois pedirá para descreverem, oralmente, as características do Gênio.
Após a conversa, apresentará a turma um roteiro de perguntas que irão auxiliar na construção de uma história.
Ex: De repente, o Gênio da lâmpada aparece na sua frente e diz que você pode fazer um pedido.
Como era o Gênio da lâmpada?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenhe o Gênio:
Como o Gênio conheceu você?
_________________________________________________________
______________________________________________________________________
Desenhe o lugar onde você conheceu o Gênio:
Qual pedido você fez?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ilustre a cena:
O pedido foi atendido? Como você se sentiu?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenhe a cena:
Este roteiro e as ilustrações ajudarão os alunos na elaboração do texto, por isso, sempre que possível peça o desenho de seus relatos. A atividade de ilustrar seus pensamentos ou ideias visa gerar uma maior aproximação ou apropriação do aluno sobre o que se deseja escrever.
Outro ponto importante seria ouvir as respostas e orientar a turma na hora de narrar os momentos de ação. Lembre-os de contar com riqueza de detalhes como a ação aconteceu e como foi resolvida, desta forma o texto será bem compreendido pelo leitor (neste caso os colegas de sala).
Concluído o roteiro, pediremos para imaginar a história que irão escrever como se fosse um filme e escrevam o que forem imaginando, seguindo os passos do roteiro e ampliando o texto com os detalhes os quais acharem interessantes e importantes para o leitor.
Ex: Escreva contando como tudo aconteceu.
________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __ _________________ _________________________________________ ___________________________ _________________________ ___________________________ _______________
Ao final, voltaremos à tenda das Mil e Uma Noites, nos acomodaremos confortavel mente para ouvir as histórias criadas pelos alunos.
DVD Aladim – O retorno de Jafar
http://pt.wikipedia.org/wiki/As_Mil_e_uma_Noites
As Mais Belas Histórias das Mil e uma Noites
Autor: Arnica Esterl (Texto) e Olga Dugina (Ilustrações)
Editora: Cosac Naify
O professor irá avaliar:
Se o aluno respondeu as perguntas do roteiro de maneira clara e completa;
Se o aluno usou o roteiro para escrever o texto;
Se o aluno escreveu com letra legível e utilizou letra maiúscula no inicio dos parágrafos e frases;
Se o texto produzido era compreendido pelos colegas e por quem lesse.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!