Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Se você encontrasse um gênio...

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Organizar suas ideias utilizando um roteiro para produção de um texto;
- Perceber que uma história pode ser contada de diferentes maneiras;
- Reconhecer a importância da ação na produção de textos.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a história de Aladim e a Lâmpada Mágica

Estratégias e recursos da aula
                   

- Ambiente das Mil e uma noites: tapetes, cangas, lamparinas, almofadas, caixas de tesouro com jóias e anéis de brinquedo, etc;
- Roteiro numa folha ou caderno;
- Material para desenhar e colorir: canetinha, lápis de cor, guache,  etc.

Preparar a sala de aula para o momento das Mil e Uma Noites. Arrumar as cangas no teto como se fossem uma tenda, espalhar tapetes e almofadas pelo chão, decorar com lamparinas, caixas com jóias, anéis de brinquedo (ou fotos) e o que mais sua imaginação sugerir.

http://www.flickr.com/photos/ciavip/1747324630/

O professor convidará os alunos para sentarem no ambiente das Mil e Uma Noites e deverá relembrar com a turma a História de Aladim e a lâmpada mágica. Depois pedirá para descreverem, oralmente, as características do Gênio.

Após a conversa, apresentará a turma um roteiro de perguntas que irão auxiliar na construção de uma história.

Ex: De repente, o Gênio da lâmpada aparece na sua frente e diz que você pode fazer um pedido.


Como era o Gênio da lâmpada?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Desenhe o Gênio:


Como o Gênio conheceu você?
_________________________________________________________
______________________________________________________________________

Desenhe o lugar onde você conheceu o Gênio:

 

Qual pedido você fez?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ilustre a cena:

O pedido foi atendido? Como você se sentiu?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Desenhe a cena:

Este roteiro e as ilustrações ajudarão os alunos na elaboração do texto, por isso, sempre que  possível peça o desenho de seus relatos. A atividade de ilustrar seus pensamentos ou ideias visa gerar uma maior aproximação ou apropriação do aluno sobre o que se deseja escrever.
Outro ponto importante seria ouvir as respostas e orientar a turma na hora de narrar os momentos de ação. Lembre-os de contar com riqueza de detalhes como a ação aconteceu e como foi resolvida, desta forma o texto será bem compreendido pelo leitor (neste caso os colegas de sala).
Concluído o roteiro, pediremos para imaginar a história que irão escrever como se fosse um filme e escrevam o que forem imaginando, seguindo os passos do roteiro e ampliando o texto com os detalhes os quais acharem interessantes e importantes para o leitor.
Ex: Escreva contando como tudo aconteceu.
________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __ _________________ _________________________________________ ___________________________ _________________________ ___________________________ _______________

Ao final, voltaremos à tenda das Mil e Uma Noites, nos acomodaremos confortavel mente para ouvir as histórias criadas pelos alunos.

Recursos Complementares

DVD Aladim – O retorno de Jafar
http://pt.wikipedia.org/wiki/As_Mil_e_uma_Noites

As Mais Belas Histórias das Mil e uma Noites
Autor: Arnica Esterl (Texto) e Olga Dugina (Ilustrações)
Editora: Cosac Naify

Avaliação

O professor irá avaliar:
Se o aluno respondeu as perguntas do roteiro de maneira clara e completa;
Se o aluno usou o roteiro para escrever o texto;

Se o aluno escreveu com letra legível e utilizou letra maiúscula no inicio dos parágrafos e frases;
Se o texto produzido era compreendido pelos colegas e por quem lesse.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.