01/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
No cotidiano observamos que o pão se conserva macio por um determinado tempo. A questão é: que fenomeno causa tal reação?
Leve a turma a investigar a partir do desenvolvimento de um experimento. Solicite previamente que tragam os ingredientes relacionados abaixo para desenvolver a prática. É desejável que a turma esteja organizada em duas grandes equipes.
Experimento: Pão macio Objetivo: entender como reagem os produtos para que o pão fique macio. Ingredientes 1/2 litro de leite Questionário O que ocorreu com a massa que não descansou? Porque foi necessário deixar a massa descansar? porque formou bolhas em seu interior? Ao adicionar fermento à massa do pão houve reação química? O que ocorreu se não foi colocado fermento na massa do pão? A massa do pão aumentou de volume? Porquê? A temperatura do forno influenciou neste processo? Por que deixamos a massa descansar antes de colocá-la no forno? Por que os bolos e os pães têm bolhas no seu interior? Qual a finalidade do fermento? Como o fermento atua na massa do pão? Porque razão o pão fica macio? Fonte: <receitaculo.com/receitas/1751/> |
Ao desenvolver este experimento leve os estudantes a conjecturar e fazer as devidas anotações de forma a ir construindo um relatório. É necessário que aprendam a elaborar os relatórios de forma a evidenciar o caráter científico presente no desenvolvimento de experimentos. Assim, disponibilizamos um modelo que pode ser acessado no link: < www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc >
Ao concluir o relatório este deverá estar disponível no blog. Link: <www.blogger.com/start>
Após o desenvolvimento do experimento explique o papel do fermento neste processo. Fale que ele é formado de substâncias químicas que adicionadas à massa desenvolve vários processos (químicos ou biológicos). O fermento químico é composto de Ácidos, Bicarbonatos, Carbonatos, Dihidrogenos, etc. além de substâncias próprias para uso alimentar, tais como: açúcares, farinhas, amidos, féculas, enzimas, etc. É o responsável pelo crescimento das massas elaboradas com farinhas, amidos ou féculas. O processo de crescimento ocorre devido a reação química de decomposição quando, o bicarbonato gera gás carbônico e água durante o forneamento. A reação química auxiliada pelo aumento de temperatura só cessa quando todo o fermento reage.Desta forma tem-se a origem de pequenos buracos que tornam a massa macia, aumenta o volume e a sua porosidade. O fermento biológico apresenta um fungo do tipo “levedura ativa”. É um microorganismo vivo, obtido de culturas puras de leveduras cuja denominação científica é Saccharomyces cerevisiae por procedimento tecnológico adequado.
Na seqüência, oriente aos estudantes que acessem a animação "O milagre das massas" para entenderem a diferença entre o fermento biológico e o químico além disso seus princípios. O recurso está disponível no link: < portaldoprofessor.mec.gov.br/showResource.action >
Os estudantes deverão completar a tabela “Constituição Química do Fermento” contendo os elementos químicos que constituem o fermento biológico e o químico. Para tanto, devem acessar o link: < www.anvisa.gov.br/legis/resol/38_77.htm >.
Solicite aos estudantes que utilizem a tabela de avaliação por rubrica e façam a auto-avaliação. Esta poderá ser uilizada integralmente e ou ser adaptada.
Nome | Tipo |
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O milagre das massas | Animação/simulação |
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/05/2010
Cinco estrelasMuito intessante e com certeza uma aula muito saborosa! Parabéns pela iniciativa, foi essencial na elaboração do meu trabalho escolar!
24/03/2010
Três estrelasAchei interessante a idéia de falar sobre esse assunto usando uma atividade cotidiana deles
24/03/2010
Cinco estrelasadorei mt interessante...