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Pão nosso de cada dia.

 

01/04/2009

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender os conceitos de fermento biológico e fermento químico e sua aplicação. Desenvolver um experimento. Entender que substância química conserva o pão macio.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Substâncias, misturas, elementos químicos e reações químicas.
Estratégias e recursos da aula

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No cotidiano observamos que o pão se conserva macio por um determinado tempo. A questão é: que fenomeno causa tal reação?

Leve a turma a investigar a partir do desenvolvimento de um experimento.  Solicite previamente que tragam os ingredientes relacionados abaixo para desenvolver a prática. É desejável que a turma esteja organizada em duas grandes equipes. 

Experimento: Pão macio

Objetivo: entender como reagem os produtos para que o pão fique macio.

 Ingredientes

1/2 litro de leite
3 unidades de ovos
250 ml de de óleo
5 colheres de sopa de de açucar
1 colher de sopa de de sal
100 gramas de fermento biológico fresco
1 kg de farinha de trigo
1 unidade de gema (para pincelar)
Procedimentos: 
Bater todos os ingredientes, exceto a farinha, no liquidificador. Misturar a farinha à massa até obter uma massa lisa e homogênea. Esperar crescer até dobrar de tamanho. Untar e enfarinhar duas formas de pão de forma. Dividir a massa em duas e colocar nas formas. Pincelar com a gema.Assar em forno pré-aquecido a 160°C por, aproximadamente, 30 minutos.
Sugestão: Opções de recheio: requeijão/cheddar/requeijão com azeitonas

Questionário

O que ocorreu com a massa que não descansou? Porque foi necessário deixar a massa descansar? porque formou bolhas em seu interior? Ao adicionar fermento à massa do pão houve reação química? O que ocorreu se não foi colocado fermento na massa do pão? A massa do pão aumentou de volume? Porquê? A temperatura do forno influenciou neste processo? Por que deixamos a massa descansar antes de colocá-la no forno? Por que os bolos e os pães têm bolhas no seu interior? Qual a finalidade do fermento? Como o fermento atua na massa do pão? Porque razão o pão fica macio? Fonte: <receitaculo.com/receitas/1751/>

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Ao desenvolver este experimento leve os estudantes a conjecturar e fazer as devidas anotações de forma a ir construindo um relatório. É necessário que aprendam a elaborar os relatórios de forma a evidenciar o caráter científico presente no desenvolvimento de experimentos. Assim, disponibilizamos um modelo que pode ser acessado no link: < www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc >

Ao concluir o relatório este deverá estar disponível no blog. Link: <www.blogger.com/start>

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Após o desenvolvimento do experimento explique o papel do fermento neste processo. Fale que ele é formado de substâncias químicas que adicionadas à massa desenvolve vários processos (químicos ou biológicos). O  fermento químico é composto de Ácidos, Bicarbonatos, Carbonatos, Dihidrogenos, etc. além de substâncias próprias para uso alimentar, tais como: açúcares, farinhas, amidos, féculas, enzimas, etc. É o responsável pelo crescimento das massas elaboradas com farinhas, amidos ou féculas. O processo de crescimento ocorre devido a reação química de decomposição quando, o bicarbonato gera gás carbônico e água durante o forneamento. A reação química auxiliada pelo aumento de temperatura só cessa quando todo o fermento reage.Desta forma tem-se a origem de pequenos buracos que tornam a massa macia, aumenta o  volume e a sua porosidade. O fermento biológico apresenta um fungo do tipo “levedura ativa”. É um microorganismo vivo, obtido de culturas puras de leveduras cuja denominação científica é Saccharomyces cerevisiae por procedimento tecnológico adequado.

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Na seqüência, oriente aos estudantes que acessem a animação "O milagre das massas" para entenderem a diferença entre o fermento biológico e o químico além disso seus princípios.  O recurso está disponível no link: < portaldoprofessor.mec.gov.br/showResource.action >

 O milagre das massas

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Os estudantes deverão completar a tabela “Constituição Química do Fermento” contendo os elementos químicos que constituem o fermento biológico e o químico. Para tanto, devem acessar o link: < www.anvisa.gov.br/legis/resol/38_77.htm >.

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Solicite aos estudantes que utilizem a tabela de avaliação por rubrica e façam a auto-avaliação. Esta poderá ser uilizada integralmente e ou ser adaptada.

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Recursos Educacionais
Nome Tipo
O milagre das massas Animação/simulação
Recursos Complementares
http://tvtem.globo.com/culinaria/receita.asp?EditoriaID=9&codigo=3923; http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-pao/historia-do-pao.php; Vídeo De onde vem o pão? http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000737.wmv; Texto Eca! O fermento é um fungo. http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm Livro: Fundamentos da Química, volume único / Ricardo Feltre. 2. ed.rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.
Avaliação
Propomos que a avaliação seja processual e diagnóstica e que se observe o que nos relata a Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272. É importante que para esta aula sejam considerados todos os encaminhamentos e produções desenvolvidas pelos estudantes.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • Rafaella, CEF 504 Samambaia , Distrito Federal - disse:
    rafinharafaella@hotmail.com

    17/05/2010

    Cinco estrelas

    Muito intessante e com certeza uma aula muito saborosa! Parabéns pela iniciativa, foi essencial na elaboração do meu trabalho escolar!


  • Degiane, EEEFM JESUS CRISTO REI , Espírito Santo - disse:
    degiane_ms@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Achei interessante a idéia de falar sobre esse assunto usando uma atividade cotidiana deles


  • julyete, Bolívia - disse:
    jujupizzol@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei mt interessante...


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