Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Somando e trocando (aula 3)

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
Angela Alves da Fonseca
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Resolver situações de adição com reserva em duas casas decimais, utilizando o sistema de trocas (10 unidades por 1 dezena e 10 dezenas por 1 centena)
- Identificar o valor posicional dos algarismos

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conceito de unidade, dezena e centena
- Leitura e escrita do material dourado

Estratégias e recursos da aula

A turma será organizada em grupos de 4 alunos.
Cada grupo receberá uma caixa de material dourado e durante 5 minutos poderá manusear as peças, arrumar ou fazer montagens de forma livre.
Em seguida, o professor fará um ditado das peças do material dourado e os alunos vão organizando as quantidades na mesa. A dificuldade deve ser progressiva.

O professor pede que o grupo someduas quantidades ( sem reserva) .

Exemplo: 4 barras e 7 cubinhos mais 2 barras e 1 cubinho

As peças são devidamente arrumadas e a turma deve responder corretamente 68.
O professor deve aumentar a dificuldade e ditar, por exemplo:

3 barras e 8 cubinhos mais 2 barras e 7 cubinhos

A turma precisará juntar primeiro os cubinhos. Ao encontrar 15 cubinhos , precisará substituir por 1 barra e 5 cubinhos.
O desafio é juntar as duas quantidades e fazer as trocas, começando sempre pelos cubinhos (ao juntar 10 cubinhos troca por uma barra) e depois as barras. Os alunos devem ser orientados a utilizarem no resultado o menor número de peças (equivalentes). No final, escrever a sentença matemática numa folha de papel..

Exemplo:
Professor dita: 3 barras e 6 cubinhos mais 6 barras e 4 cubinhos

O grupo retira as peças da caixa e coloca em cima da mesa.

Recursos Complementares

Dica: O professor deverá conhecer o trabalho de Maria Montessori e no caso de não haver o material dourado, há possibilidade de construí-lo em cartolina ou utilizar outros materiais simbólicos (contas coloridas de tamanhos diferentes, palitos soltos e amarrados).

Site: www.magiadamatematica.com/uss/pedagogia/15-material-dourado.pdf

Avaliação

A avaliação será feita em relação à representação dos numerais e do domínio da adição com reserva até a ordem das centenas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.