Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


E OS NOSSOS COLEGAS? O QUE PENSAM SOBRE A HIGIENE BUCAL?

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

·         Aprenda a elaborar, aplicar e analisar os dados de um questionário.

·         Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.

·         Avance no aprendizado da construção e da interpretação de gráficos e de tabelas.

Duração das atividades
05 a 06 aulas com duração de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças devem ter se apropriado do sistema alfabético. Recomendamos que a turma já tenha feito a aula  “Pesquisa de Opinião na Escola”, também disponível neste portal.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Proponha às crianças a realização de uma pesquisa com alunos de outra turma sobre a escovação de dentes. O objetivo da pesquisa seria saber a opinião desses estudantes sobre os cuidados com a higiene bucal.

Para a realização da pesquisa é preciso elaborar um pequeno questionário. Sugerimos que você convide os alunos a construírem coletivamente o questionário. Você pode perguntar: “O que é preciso saber sobre a pessoa que a gente vai entrevistar?” “Que perguntas podemos fazer para a pessoa sobre o modo como ela cuida da higiene bucal?

Se for a primeira vez que os alunos estiverem elaborando um questionário, é importante que você oriente a escrita. Diga, por exemplo, que é importante ter um espaço para os dados pessoais do entrevistado, como nome, idade e sexo.   Em relação às perguntas sobre a higiene bucal, sugerimos que sejam elaboradas por volta de três perguntas e que elas sejam de múltipla escolha para ser possível aos alunos fazerem a tabulação dos dados. A seguir, oferecemos um exemplo de questionário:

Questionário:

  1. Nome do entrevistado:___________________________________Idade: _____
  2. Sexo:

a.       (  ) Masculino

b.      (  ) Feminino

  1. Você cuida dos seus dentes?

a.       (   ) SIM      b. (   ) NÃO

  1. Você come muitos doces?

a.       (  ) SIM     b. (   ) NÃO

  1. Quantas vezes você escova os dentes ao dia?

a.       (   ) 1 vez

b.      (   ) 2 vezes

c.       (   ) 3 vezes

d.      (   ) 4 vezes

Atividade 2:

            Depois de elaborado o questionário, combine com a turma selecionada a data da entrevista e a forma como se organizarão para que todos os alunos entrevistem um colega de outra turma. Cada estudante deverá ter uma folha de questionário para fazer a entrevista. Antes de iniciá-la, é importante que os alunos simulem – ensaiem – a realização de uma entrevista para que percebam como devem proceder durante a tarefa. Alguns aspectos importantes a serem observados são:

- Cumprimentar o entrevistado;

- Explicar o objetivo da entrevista;

- Ler uma pergunta de cada vez e marcar a resposta do entrevistado;

- Agradecer a colaboração do entrevistado.

Atividade 3:

            Depois de feita a entrevista, sugerimos que a turma tabule os dados obtidos. Essa atividade pode ser feita de forma coletiva e cada aluno deverá ter em mãos o questionário que aplicou.

Desenhe no quadro uma tabela da seguinte forma:

QUESTÃO 2

QUESTÃO 3

QUESTÃO 4

QUESTÃO 5

A

B

A

B

A

B

A

B

C

D

             A partir da questão 2, peça que levantem a mão os alunos que entrevistaram pessoas que  responderam a letra A. Depois conte, some e registre o número na tabela. Em seguida, peça que se manifestem os alunos em que seus entrevistados responderam a letra B. Faça dessa forma com as demais questões. É importante que em cada questão você discuta com a turma o resultado dela e a conclusão a que permite chegar.

Atividade 4:

            Escolha uma questão para a construção do gráfico com os alunos. Se a escolha for pela pergunta 5, por exemplo, os alunos poderão visualizar graficamente quantas vezes os colegas de outra turma escovam os dentes. Além disso, poderão comparar as informações da turma entrevistada com aquelas relativas à escovação da própria turma (Professor, consulte a aula: “Pesquisa de Opinião na Escola”, nela propomos uma atividade em que os alunos devem se perguntar quantas vezes escovam os dentes ao dia).

Você também poderá construir um gráfico com as outras questões e discutir com os alunos o seu resultado.

É importante explicar à turma a função social do gráfico, que nesse caso, é a de oferecer informações numéricas, de rápida visualização.

Atividade 5:

            Ao final, propomos a elaboração de um texto coletivo que relate as principais conclusões da pesquisa realizada. A turma poderá escrever sobre os objetivos da entrevista, o seu público alvo, os resultados da pesquisa e a forma como avaliam esse resultado.

Avaliação

Ao final da atividade, os alunos deverão ter avançado no aprendizado da construção e da interpretação dos gêneros textuais: questionário, gráfico e tabela. Além disso, deverão ter aprendido a analisar os dados obtidos por meio da aplicação do questionário.

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 1/1 - 100%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Clara Reynaud, SMS- PMC , Paraná - disse:
    reynaud_cm@hotmail.com

    15/03/2012

    Duas estrelas

    Percebí a falta de um item básico para a saúde bucal e tão importante quanto a escova, que é o fio dental. Em qualquer atividade sobre higiene bucal o fio dental deve estar presente. Também quanto ao uso de doces, não ficou muito clara a pergunta, pois o açucar está presente em outros alimentos que não necessáriamente o doce. Está no macarrão, no pão, e outros alimentos que não são considerados doces.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.