Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Arte abstrata

 

16/02/2011

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreciar obras de arte abstrata..

Expressar sentimentos.

Cooperar com o grupo.

Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos cada momento
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Arte abstrata.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Antes de iniciar a atividade  a professora deverá conversar com os alunos, retomando os conhecimentos compartilhados em aulas anteriores acerca da pintura abstrata. Questionando os alunos sobre as características do estilo da pintura abstrata que tem em sua composição, linhas, cores, formas geométricas e diferentes texturas.

A Professora leva para sala imagens de obras de arte abstrata para as crianças apreciarem. Questiona:

  • Quais as cores mais usadas pelo artista?
  • Qual o tema escolhido pelo artista?
  • Quais as formas usadas na obra?

Kandinski - © Museu Guggenheim

Fonte: http://mauoscar.com/2010/07/29/museu-guggenheim-nova-york/

Biografia - Wassily Kandinsky

http://mestres.folha.com.br/pintores/18/

Após a conversa a professora anota as impressões das crianças sobre a obra. Em seguida, entrega os lápis grafites, lápis de cor, hidrocor e papel peso 40 para as crianças criarem desenhos a partir da obra apreciada.

 

Atividade 2

Após essa conversa, a professora explicará as etapas para a realização da atividade. A professora deverá organizar a turma em grupos de trabalho. Segue uma lista de materiais que a professora poderá usar na aula.

Material Necessário.

  •  Cartolina branca (uma ou duas folhas, de acordo com o  número de alunos).                                      
  • Pincel atômico na cor preta.
  • Tinta guache, várias cores incluindo o branco, caso necessite clarear um tom de cor.
  •  Pincéis chatos, grossos, médio e finos.
  • Pote para colocar as tintas.
  • Deposito com água para lavagem de pincéis a cada mudança de cor.
  • Retalhos de tecidos para enxugar os pincéis.
  • Cola
  •  Régua e lápis grafite.
  • Tesoura.

A professora deverá dar as seguintes orientações para os alunos:

1-Dividir a cartolina, traçando um quadriculado de acordo com o número de alunos, (os quadros deverão ter o tamanho de meia folha de ofício). Numerar os quadros de acordo com o número de alunos (pode escrever o nome de cada aluno junto).

2-Desenhar com o pincel atômico preto, uma linha, podendo ser, curva, reta, sinuosa ou formas geométricas, no lado da cartolina em branco.

4 - Recortar o quadriculado da cartolina, em seguida, distribuir os quadrados para todas as crianças pintarem.

undefined

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. 1º ano. NEI-CAp/UFRN.2009

Atividade 3

Nessa aula as crianças irão montar o painel.

5 – No dia seguinte,  distribuir na roda os trabalhos de cada criança, elas deverão apreciar as pinturas dos colegas. Em outra cartolina,orientando as crianças na colagem coletiva. Elas devem colar um quadrado ao lado do outro, seguinda a sequência do número do seu cartão. Ao final estará pronto o painel coletivo e deve ser  expor no mural da sala.

Recursos Complementares
Avaliação

Para fazer a avaliação desta aula, a  professor poderá considerar a participação, o envolvimento das crianças durante a realização das atividades, demonstrando a compreensão dos elementos analisados ( linhas,formas, cores).


Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 1/5 - 20%
  • Quatro estrelas 4/5 - 80%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.