16/02/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Apreciar obras de arte abstrata..
Expressar sentimentos.
Cooperar com o grupo.
Arte abstrata.
Antes de iniciar a atividade a professora deverá conversar com os alunos, retomando os conhecimentos compartilhados em aulas anteriores acerca da pintura abstrata. Questionando os alunos sobre as características do estilo da pintura abstrata que tem em sua composição, linhas, cores, formas geométricas e diferentes texturas.
A Professora leva para sala imagens de obras de arte abstrata para as crianças apreciarem. Questiona:
Kandinski - © Museu Guggenheim
Fonte: http://mauoscar.com/2010/07/29/museu-guggenheim-nova-york/
http://mestres.folha.com.br/pintores/18/
Após a conversa a professora anota as impressões das crianças sobre a obra. Em seguida, entrega os lápis grafites, lápis de cor, hidrocor e papel peso 40 para as crianças criarem desenhos a partir da obra apreciada.
Após essa conversa, a professora explicará as etapas para a realização da atividade. A professora deverá organizar a turma em grupos de trabalho. Segue uma lista de materiais que a professora poderá usar na aula.
Material Necessário.
A professora deverá dar as seguintes orientações para os alunos:
1-Dividir a cartolina, traçando um quadriculado de acordo com o número de alunos, (os quadros deverão ter o tamanho de meia folha de ofício). Numerar os quadros de acordo com o número de alunos (pode escrever o nome de cada aluno junto).
2-Desenhar com o pincel atômico preto, uma linha, podendo ser, curva, reta, sinuosa ou formas geométricas, no lado da cartolina em branco.
4 - Recortar o quadriculado da cartolina, em seguida, distribuir os quadrados para todas as crianças pintarem.
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. 1º ano. NEI-CAp/UFRN.2009
Nessa aula as crianças irão montar o painel.
5 – No dia seguinte, distribuir na roda os trabalhos de cada criança, elas deverão apreciar as pinturas dos colegas. Em outra cartolina,orientando as crianças na colagem coletiva. Elas devem colar um quadrado ao lado do outro, seguinda a sequência do número do seu cartão. Ao final estará pronto o painel coletivo e deve ser expor no mural da sala.
Link para pesquisa
O que é arte abstrata?
http://www.casadacultura.org/arte/Artigos_o_que_e_arte_definicoes/gr01/O_que_e_arte_abstrata.html
Para fazer a avaliação desta aula, a professor poderá considerar a participação, o envolvimento das crianças durante a realização das atividades, demonstrando a compreensão dos elementos analisados ( linhas,formas, cores).
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/07/2014
Quatro estrelasgostei. A pr'atica e sempre bem interessante.
14/03/2014
Quatro estrelasFarei essa aula com certeza... Minhas turminhas de sextos anos ficarão maravilhados com o resultado das suas obras a partir de Kandinsky...
03/09/2013
Quatro estrelasAdorei essa idéia, sempre quis fazer um painel coletivo, e nunca consegui. Obrigada pela ajuda!
06/05/2012
Cinco estrelasAchei excelente a matéria, pois estava um pouco perdida, mas consegui com essas informaçoes me regularizar para fazer uma boa aula.
10/03/2011
Quatro estrelasTive a oportunidade de realizar esta atividade em sala de aula e ficou ótimo.