Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE ESCOVAÇÃO DE DENTES NA ESCOLA

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

·         Avance no aprendizado de construção e da interpretação de tabelas e gráficos.

·         Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.

·         Conhecer a forma como a turma se posiciona diante da questão da higiene bucal.

Duração das atividades
04 a 05 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já devem ter se apropriado da base alfabética do sistema de escrita. Recomendamos que os alunos tenham desenvolvido as atividades do tema: “Por que escovar os dentes todos os dias”.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Proponha aos alunos a realização de uma pesquisa para saber como é a escovação de dentes da turma. Sugerimos que a pergunta seja: “Quantas vezes você escova os dentes ao dia?”. Explique, então, que o público alvo da pesquisa será a própria turma. Sugerimos que você desenhe no quadro uma tabela e a preencha à medida que os alunos responderem a pergunta. Aproveite para explicar a função da tabela: organizar as informações obtidas de forma clara e de rápida leitura:

NÚMERO DE ESCOVAÇÕES DIÁRIAS

FREQUENCIA

1 vez

2 vezes

3 vezes

4 vezes

Total

Atividade 2:

Após organizada a tabela, construa com os alunos o gráfico referente aos dados obtidos. Primeiramente, sugerimos que você elabore junto com as crianças a legenda. Peça para que escolham uma cor para cada número de escovação diária.         

            Feita a legenda, inicie a construção do gráfico com a turma, questionando e explicando a função de cada elemento do gráfico. Nesse momento, é importante que percebam a função da legenda para a construção do gráfico: ela permite identificar cada informação, diferenciando-as umas das outras.  É preciso discutir também que informações trazem a linha horizontal (deitada) e a vertical (em pé) do gráfico. Por fim, é essencial que as crianças percebam a necessidade de consultar a tabela para a construção do gráfico.

Atividade 3: Leitura do gráfico:

            Nessa atividade, propomos que você discuta oralmente as informações do gráfico com as crianças, por meio de perguntas como:

  1. Esse gráfico diz sobre o que?
  2. Mostre no gráfico quantas pessoas escovam os dentes 1 vez, 2 vezes, 3 vezes e 4 vezes.
  3. A maioria das pessoas escova os dentes quantas vezes ao dia? Em sua opinião por que isso acontece?
  4. O que vocês acham que pode ser feito para que todas as pessoas passem a escovar os dentes depois das refeições?

Atividade 4: Produção do Relatório final:

Sugerimos que a turma elabore um relatório coletivo sobre as conclusões que chegaram com a realização da pesquisa. Como roteiro para produção do texto, propomos as questões:

1.      Quem realizou a pesquisa?

2.      Quem são as pessoas entrevistadas? Quantas foram?

3.      Quais foram os dados obtidos?

4.      Que conclusão foi possível chegar?

É importante que antes de iniciar o texto, você construa o roteiro com os alunos e deixe registrado no canto do quadro. Ao final, propomos que a turma verifique se foram abordados todos os itens do roteiro na construção do texto.

Recursos Complementares

Para maiores informações sobre a pesquisa de opinião na escola, consultar o site: http://www.ipm.org.br/ipmb_pagina.php?mpg=3.01.00.00.00&ver=por

Avaliação

Ao final das atividades, os alunos deverão ter avançado no processo de interpretação dos gêneros textuais: tabelas e gráficos. Além disso, deverão ter maior conhecimento de como se posicionam frente à questão da higiene bucal. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.