17/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
· Avance no aprendizado de construção e da interpretação de tabelas e gráficos.
· Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.
· Conhecer a forma como a turma se posiciona diante da questão da higiene bucal.
Os alunos já devem ter se apropriado da base alfabética do sistema de escrita. Recomendamos que os alunos tenham desenvolvido as atividades do tema: “Por que escovar os dentes todos os dias”.
Atividade 1:
Proponha aos alunos a realização de uma pesquisa para saber como é a escovação de dentes da turma. Sugerimos que a pergunta seja: “Quantas vezes você escova os dentes ao dia?”. Explique, então, que o público alvo da pesquisa será a própria turma. Sugerimos que você desenhe no quadro uma tabela e a preencha à medida que os alunos responderem a pergunta. Aproveite para explicar a função da tabela: organizar as informações obtidas de forma clara e de rápida leitura:
NÚMERO DE ESCOVAÇÕES DIÁRIAS |
FREQUENCIA |
1 vez |
|
2 vezes |
|
3 vezes |
|
4 vezes |
|
Total |
Atividade 2:
Após organizada a tabela, construa com os alunos o gráfico referente aos dados obtidos. Primeiramente, sugerimos que você elabore junto com as crianças a legenda. Peça para que escolham uma cor para cada número de escovação diária.
Feita a legenda, inicie a construção do gráfico com a turma, questionando e explicando a função de cada elemento do gráfico. Nesse momento, é importante que percebam a função da legenda para a construção do gráfico: ela permite identificar cada informação, diferenciando-as umas das outras. É preciso discutir também que informações trazem a linha horizontal (deitada) e a vertical (em pé) do gráfico. Por fim, é essencial que as crianças percebam a necessidade de consultar a tabela para a construção do gráfico.
Atividade 3: Leitura do gráfico:
Nessa atividade, propomos que você discuta oralmente as informações do gráfico com as crianças, por meio de perguntas como:
Atividade 4: Produção do Relatório final:
Sugerimos que a turma elabore um relatório coletivo sobre as conclusões que chegaram com a realização da pesquisa. Como roteiro para produção do texto, propomos as questões:
1. Quem realizou a pesquisa?
2. Quem são as pessoas entrevistadas? Quantas foram?
3. Quais foram os dados obtidos?
4. Que conclusão foi possível chegar?
É importante que antes de iniciar o texto, você construa o roteiro com os alunos e deixe registrado no canto do quadro. Ao final, propomos que a turma verifique se foram abordados todos os itens do roteiro na construção do texto.
Para maiores informações sobre a pesquisa de opinião na escola, consultar o site: http://www.ipm.org.br/ipmb_pagina.php?mpg=3.01.00.00.00&ver=por
Ao final das atividades, os alunos deverão ter avançado no processo de interpretação dos gêneros textuais: tabelas e gráficos. Além disso, deverão ter maior conhecimento de como se posicionam frente à questão da higiene bucal.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!