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Meus amigos de classe – Quem são e quantos são?

 

03/01/2010

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver atenção, observação, participação e interesse;
• Fixar conceitos matemáticos através do lúdico;
• Desenvolver a noção de correspondência matemática: estabelecer a relação “um a um” (Ex. Uma menina, um número);
• Estabelecer a correspondência numérica (relação “um a um”);
• Colaborar para o desenvolvimento e a memorização das seqüências numéricas;

Duração das atividades
Duas aulas de 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ler e escrever números – É preciso trabalhar previamente a leitura e escrita dos numerais de 1 a 10. Neste momento é fundamental explorar a diferenciação dos numerais na forma (escrita) e no nome (oral);

Estratégias e recursos da aula
       

1º Momento: Um baú de surpresas - Explorando conhecimentos elementares fundamentais.

É preciso que as crianças percebam que a numeração escrita (numerais) só possui dez distintos símbolos (algarismos), que do dez em diante todos os numerais são compostos com estes dez símbolos, e que o valor de cada número depende da posição que os algarismos ocupam em cada numeral. Para que esta compreensão seja realizada pelas crianças; dispor um baú no centro da sala e dentro dele colocar nove objetos diferentes (exemplo: sapato, bola, chapéu, livro, roupa, relógio, dado, garrafa, batom) e os dez algarismos iniciais (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) - estes podem ser confeccionados em fichas individuais ou pode-se utilizar algarismos móveis para jogos educativos e pedir que elas façam a correspondência objeto/algarismo, no momento da correspondência para o zero explicar que o zero é um número que tem a função de guardar lugar para outros números (por exemplo o número dez, o zero junto com o algarismo 1 representa uma dezena). Feita a correspondência, pedir que as crianças façam a correspondência numérica, ou seja, o número 1 equivale a uma bola, o número 2 equivale a 2 batons e assim sucessivamente (é necessário que haja em sala, material suficiente para a correspondência).

2º Momento: Quem são meus amigos de classe?

Conversar com as crianças sobre o total de crianças na turma. Deste total, pedir que as crianças façam a contagem de meninos e meninas.

3º Momento: Desenvolvendo a correspondência matemática

Separar meninos e meninas, realizar a contagem e pedir que as crianças registrem (desenhem) todos os meninos e todas as meninas da classe através de um desenho e de um numeral, iniciando a escrita do numeral a partir do 1 (Um), ou seja, para cada menino um numeral e para cada menina um numeral.

4º Momento: Gincana dos numerais

• Dividir a classe em dois grupos (um de menino e outro de menina);
• Distribuir fichas com os nomes de todas as crianças presentes para um grupo e pedir para que elas façam a leitura das fichas e encontrem a criança da ficha;
• Cronometrar o tempo que cada equipe levou para finalizar a tarefa;
• Fazer o registro do numeral encontrado no cronômetro;
• Discutir com as crianças sobre qual número é maior (explorar os algarismos significativos do número);
• A equipe vencedora será aquela que terminou primeiro a distribuição das fichas;

Avaliação

Compreender os conhecimentos matemáticos elementares pode parecer simples para nós adultos, mas para as crianças é algo complexo que exige ao professor uma observação contínua e detalhada sobre as dificuldades que as crianças encontraram ao realizar as atividades propostas. É preciso observar os alunos individualmente (observar principalmente o momento de registro dos numerais) e em grupo, no momento da realização da gincana (observar como as crianças se comportam no trabalho em equipe), sempre os auxiliando a superarem suas dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem as melhores soluções. Cabe também ao professor, desenvolver estratégias de estímulos para a superação das dificuldades.

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