26/12/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
• Apreender as noções de passado, presente e futuro;
• Compreender a ordem cronológica dos fatos;
• Explorar a identidade das crianças: como elas se vêem quando bebê, como se vêem hoje enquanto crianças e como se vêem quando forem velhinhas;
• Conscientizar sobre a importância de se respeitar os mais velhos;
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento: Quando eu era bebê eu era assim.
1. Tocar a música: “Eu era assim” – Bia Bedran
Letra da Música:
“Eu era assim” – Bia Bedran
Quando eu era neném,
neném, neném,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era menina,
menina, menina,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era mocinha,
mocinha, mocinha,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era casada,
casada, casada,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era mamãe,
mamãe, mamãe,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era vovó,
vovó, vovó,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caduca,
caduca, caduca,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caveira,
caveira, caveira,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era neném,
neném, neném,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era menino,
menino, menino,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era mocinho,
mocinho, mocinho,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era casado,
casado, casado,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era papai,
papai, papai,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era vovô,
vovô, vovô,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caduco,
caduco, caduco,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caveira,
caveira, caveira,
Eu era assim... Eu era assim
Link: http://vagalume.uol.com.br/bia-bedran/eu-era-assim.html
Conversar com as crianças sobre o que diz a letra da música, explorar as fases da vida abordadas na música, a seqüência cronológica e os personagens abordados na mesma.
2. Pedir para que os pais mandem fotos de quando as crianças eram bebês. Com as fotos em mãos e com as crianças dispostas em rodinha conversar sobre as características, hábitos e ações dos bebês, levantando as seguintes questões:
• Alguém se lembra de quando era bebê?
• Como os bebês se comportam?
• Eles entendem tudo o que falamos?
• Quais os cuidados devemos ter com eles?
• O que eles gostam de comer?
3. Pedir para que as crianças colem suas fotos com fita crepe em um papel e pedir para elas registrarem através de um desenho o que mais chamou a atenção na foto.
2º Momento: Quando eu crescer serei assim.
1. Pedir para as crianças procurem em revistas imagens de pessoas de como elas querem ser quando crescer, posteriormente pedir para que elas recortem e colem em uma folha a imagem encontrada.
2. Com as crianças dispostas em círculo (rodinha) conversar sobre as imagens escolhidas por cada uma, interpelando-as sobre a semelhança ou não da imagem, explorar as características físicas da imagem e das próprias crianças, explorar também o motivo que as levaram a escolher determinada imagem.
3º Momento: Quando eu for velhinho serei assim.
1. Dinâmica da barba: Conversar com as crianças sobre qual a característica mais marcante nos idosos (a barba), entregar “floquinhos” de algodão e pedir para que elas construam uma barba de algodão, auxiliar as crianças na colagem com uma fita crepe.
2. Tocar a música: “Vovô” do Grupo Palavra Cantada
Quando eu vejo o meu vovô
Que é pai do meu papai
Penso que um tempo atrás
Ele era o que eu sou
Agora sou criança
E o vovô também já foi
A vida é uma balança
Ontem, hoje e depois
Amanhã, talvez, quem sabe
Eu serei um outro avô
E o filho do meu filho
será o que hoje eu sou
Link: http://vagalume.uol.com.br/palavra-cantada/vovo.html
3. Conversar com crianças sobre a importância de se respeitar os idosos, explicar que pessoas sábias, extremamente importantes para a construção da nossa própria história.
As atividades propostas nesta aula, trazem elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelas crianças sobre passado, presente e futuro. Através delas, faz-se necessário que o professor estabeleça diálogo com os alunos, fazendo-os refletir sobre tais hipóteses. Assim, para esta aula propõe-se uma prática avaliativa mediadora, respeitando o saber espontâneo e aquele elaborado pela criança, partindo de ações desencadeadoras de reflexão, desafiando-os e motivando-os a experimentarem novos saberes sobre essa temática.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/04/2010
Cinco estrelasa aula é ótima e com estas músicas então !!! Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasMuito rica a aula, parabéns! Muitas vezes não percebemos os recursos que temos ao nosso dispor e deixamos de enriquecer momentos como esses. Tenho certeza de que seus alunos aprenderam muito!