Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ora Bolas – Aprendendo sobre localização, inclusão, conjuntos e comparação matemática.

 

26/12/2009

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Fixar conceitos matemáticos através do lúdico;
• Trabalhar noções de localidade espacial;
• Explorar conceitos de inclusão, conjuntos e comparação matemática;

Duração das atividades
3 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Música Ora Bolas – Grupo Palavra Cantada.

Exibir o Clipe “Ora Bolas” do grupo Palavra Cantada.

Oi, oi, oi... Olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil, ta na América do Sul continente cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta!O planeta é uma bola que rebola lá no céu
(bis)

Link da letra: http://palavra-cantada.musicas.mus.br/letras/286862/

Link para o Vídeo Clipe: http://www.youtube.com/watch?v=Z3oGEzU2P3I

Levantar com as crianças as seguintes questões:

• Onde você mora?
• Onde está a casa?
• Onde está a rua?
• Onde está a cidade?
• Onde está o Brasil?


2º Momento: Pedir para que elas representem a casa, a rua, a cidade, o país através de círculos, um dentro do outro, através de um lindo desenho (trabalhar a noção de inclusão matemática);

3º Momento: Comparação, inclusão e conjuntos matemáticos.

Discutir com as crianças qual conjunto está incluído no outro, considerando os seguintes conjuntos: o conjunto escola (que inclui todas as classes), o conjunto bairro (que inclui todas as escolas) e o conjunto cidade (que inclui todos os bairros, escolas, classes, alunos e professores). Em seguida trabalhar a inclusão utilizando caixinhas de leite, caixinhas de suco e caixinhas de fósforo (ambas as caixas em tamanhos diferentes), comparando tamanhos, fazendo de conta que cada caixinha é um vagão de trem. Posteriormente trabalhar a noção de inclusão sugerindo que as crianças encaixem as caixinhas umas nas outras, de modo que no final só se tenha a maior. Dessa forma, as crianças guardarão as caixas, ocupando o menor espaço possível.

Avaliação

É fundamental que o professor avalie os alunos individualmente em cada atividade proposta por esta aula. É preciso observar quais dificuldades foram encontradas pelas crianças (principalmente no momento da inclusão matemática), propondo assim novas estratégias que visam superar tais dificuldades. É necessário analisar também a participação, interesse e motivação das crianças em participar das atividades propostas. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.