26/12/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
• Fixar conceitos matemáticos através do lúdico;
• Trabalhar noções de localidade espacial;
• Explorar conceitos de inclusão, conjuntos e comparação matemática;
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento: Música Ora Bolas – Grupo Palavra Cantada.
Exibir o Clipe “Ora Bolas” do grupo Palavra Cantada.
Oi, oi, oi... Olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil, ta na América do Sul continente cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta!O planeta é uma bola que rebola lá no céu
(bis)
Link da letra: http://palavra-cantada.musicas.mus.br/letras/286862/
Link para o Vídeo Clipe: http://www.youtube.com/watch?v=Z3oGEzU2P3I
Levantar com as crianças as seguintes questões:
• Onde você mora?
• Onde está a casa?
• Onde está a rua?
• Onde está a cidade?
• Onde está o Brasil?
2º Momento: Pedir para que elas representem a casa, a rua, a cidade, o país através de círculos, um dentro do outro, através de um lindo desenho (trabalhar a noção de inclusão matemática);
3º Momento: Comparação, inclusão e conjuntos matemáticos.
Discutir com as crianças qual conjunto está incluído no outro, considerando os seguintes conjuntos: o conjunto escola (que inclui todas as classes), o conjunto bairro (que inclui todas as escolas) e o conjunto cidade (que inclui todos os bairros, escolas, classes, alunos e professores). Em seguida trabalhar a inclusão utilizando caixinhas de leite, caixinhas de suco e caixinhas de fósforo (ambas as caixas em tamanhos diferentes), comparando tamanhos, fazendo de conta que cada caixinha é um vagão de trem. Posteriormente trabalhar a noção de inclusão sugerindo que as crianças encaixem as caixinhas umas nas outras, de modo que no final só se tenha a maior. Dessa forma, as crianças guardarão as caixas, ocupando o menor espaço possível.
É fundamental que o professor avalie os alunos individualmente em cada atividade proposta por esta aula. É preciso observar quais dificuldades foram encontradas pelas crianças (principalmente no momento da inclusão matemática), propondo assim novas estratégias que visam superar tais dificuldades. É necessário analisar também a participação, interesse e motivação das crianças em participar das atividades propostas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/09/2013
Cinco estrelasMuito legal, veio de encontro com o que eu procurava! Obrigada!
11/02/2012
Cinco estrelasAdorei o plano de aula... Estava com uma ideia semelhante e a sua me ajudou muito a esclarecer e adequar à minha. Parabéns pela iniciativa!!
12/09/2011
Quatro estrelasA aula apresentada,além de ser muito produtiva e educativa,contém um conteúdo amplo,divertido e interessante.