25/12/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• Compreender a importância da família nas relações sociais;
• Trabalhar as diferenças entre as famílias;
• Compreender os diferentes valores transmitidos pela família;
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento (1ª aula) - Leitura da história: “Uma família parecida com a da gente”.
A história poderá ser contada através de bichos de pelúcia que representem os animais da história. Terminada a contação levantar com as crianças as seguintes questões, fazendo com as crianças façam intervenções na leitura, questionando, fazendo hipóteses e sistematizando a história:
• Será que todas as famílias são iguais?
• Qual a semelhança entre a família dos animais com as nossas famílias?
• O que nossa família nos ensina?
• O que os sentimentos de amor, carinho, gratidão têm haver com a família?
• As nossas famílias nos ensinam como devemos agir com os outros e acima de tudo está sempre presente nos incentivando a vencer desafios e seguir o caminho do bem!
2º Momento (2ª aula) - Registro a partir da releitura – Confecção de uma colcha de retalhos:
Primeiramente separar as crianças em pequenos grupos de 4 ou 5 alunos, dispor para cada grupo: papel sulfite recortado ao meio, lápis de cor, canetinha, revistas, cola e tesoura. Pedir que as crianças recontem a história a façam um desenho da parte da história que mais tenha chamado a atenção. Com fita crepe, organizar a história a partir da sua ordem cronológica e montar a “colcha de retalhos” da história estudada.
3º Momento (3ª aula) – Baú de História
Providenciar uma caixa de papelão, 1 folha de papelão grande, tesoura, lápis, velcro, cola, caneta de retroprojetor preta, fita crepe e tinta guache marrom. Posteriormente construir um bauzinho com as crianças, com esses materiais: primeiramente deve-se riscar o papelão, cortá-lo, colá-lo e pintá-lo. Neste baú colocaremos a mensagem apreendida com a história: “Uma família parecida com a gente”. Pode-se fazer a mesma coisa com as próximas histórias contadas na sala.
A avaliação deve ser reflexiva e mediadora. É preciso observar os alunos individualmente e em grupo, sempre os auxiliando a superarem suas dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem as melhores soluções. Cabe também ao professor, registrar o desempenho individual de cada criança, para desenvolver estratégias de estímulos, aprendizagem e superação de dificuldades
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!