26/12/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• Conhecer mais sobre alguns animais do nosso cotidiano;
• Refletir sobre as características individuais de cada animal;
• Conscientizar sobre a importância de cuidar, proteger e dar carinho aos animais;
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento: Música e Rodinha
1. Música: “Bicharada” – Saltimbancos
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.
Era uma vez
(E é ainda)
certo país
(E é ainda)
Onde os animais
Eram tratados como bestas
(São ainda, são ainda)
Tinha um barão
(Tem ainda)
Espertalhão
(Tem ainda)
Nunca trabalhava
E então achava a vida linda
(E acha ainda, e acha ainda)
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é paciente
Mas também não é nenhum demente.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando o homem exagera
Bicho vira fera
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.
Puxa, jumento
(Só puxava)
Choca galinha
(Só chocava)
Rápido, cachorro
Guarda a casa, corre e volta
(Só corria, só voltava).
Mas chega um dia
(Chega um dia)
Que o bicho chia
(Bicho chia)
Bota pra quebrar
E eu quero ver quem paga o pato
Pois vai ser um saco de gatos
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.
Au, au, au. Cocorocó.
Au, au, au. Cocorocó.
Link: http://os-saltimbancos.musicas.mus.br/letras/275210/
2. Rodinha: Conversar com as crianças sobre quais animais domésticos elas conhecem, listar na lousa os nomes dos animais citados e enviar uma pesquisa para casa sobre esses animais (pesquisar hábitos, características, local adequado para viverem, etc.) .
2º Momento: Dinâmica dos animais.
Confeccionar um porta-texto com os nomes e características dos animais escolhidos pelas crianças, pedir que cada uma delas escolha um animal e o imite (explorar sons, hábitos e características físicas). Terminada a dinâmica ler de forma lúdica e interativa para as crianças as pesquisas (esta leitura pode ser feita através de um teatro de fantoches, onde os personagens são os próprios animais falando de outros animais).
3º Momento: Confeccionar com as crianças os animais preferidos para cada uma delas. (Pode-se usar garrafas pet, pepelão, retalhos de papel, cola, tesoura e canetinha).
4º Momento: Expor a pesquisa transposta no porta-texto e os animais confeccionados para toda a escola.
Esta aula trata de um tema muito interessante para às crianças, a maioria têm ou quer ter um animal de estimação. Trata-se de atividades lúdicas, que exigem uma avaliação observadora de cada aluno, atenta ao seu momento de construção do conhecimento. O que exige uma relação direta com a criança a partir das atividades propostas (orais, escritas e dinâmicas), refletindo e investigando as razões para que cada criança escolheu para executar as atividades propostas.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/10/2013
Quatro estrelasadorei essa ideia..
26/11/2011
Cinco estrelasA aula foi desenvolvida à patir de um tema de interesse para os alunos e bem elaborada pela professora. Já trabalhei esse tema com meus alunos com outras músicas infantis e outros recursos pedagógicos. Parabéns a esse portal e aos professores que fazem parte do mesmo.