26/12/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento: Música “Ai bota aqui, ai bota ali o seu pezinho” – Domínio Público.
Pode-se escrever a música em porta-texto e trabalhar a letra da mesma, já que é uma letra pequena e de fácil compreensão para crianças da educação infantil.
Ai bota aqui, ai bota ali o seu pezinho
Ai bota aqui ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu (bis)
E depooois não vá dizer
Que vocêêê já me esqueceu (bis)
Ai bota aqui ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu (bis)
E vou chegaaar nesse seu corpo
Um abraaaço quero eeu (bis)
Ai bota aqui ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu (bis)
Agora queee estamos juntinhos
Me dá um abraaaço e um beijinho
Link: http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/do_fundo_do_bau.htm
Neste momento chamar todas as crianças para cantarem e dançarem a música. Posteriormente, conversar com elas sobre seus pezinhos, falar sobre a importância deles na constituição do nosso corpo humano, explicar que eles são constituídos de ossos e músculos que oferecem sustentação ao nosso corpo.
2º Momento: Dinâmica da sensibilidade
Utilizar caixas de papelão (de preferência as utilizadas na entrega de pizzas). Formar um caminho com as caixas e dentro das mesmas colocar materiais de diferentes texturas (retalhos de tecidos, algodão, tampinhas de garrafas descartáveis, pedrinhas, areia, água e gelatina). Solicitar que as crianças percorram este caminho de sensações com os olhos vendados e tentem descobrir qual o material utilizado em cada caixa. Terminada a dinâmica fazer a leitura do texto abaixo, que apresenta uma definição simples sobre ossos e músculos (após a leitura recomenda-se enfatizar que os ossos nos dão sustentação e que servem de apoio aos músculos que são os órgãos responsáveis pelos nossos movimentos, assim ossos, músculos e cérebro - através dele conseguimos definir as sensações - foram fundamentais para conseguirmos percorrer o caminho de sensações.
Texto informativo: ESQUELETO E MÚSCULOS
Igual maria-mole!
Imagine um boneco de pano que não consegue ficar em pé sozinho. Pois é assim que nós seríamos se não fosse o esqueleto!
Ele representa o conjunto de ossos do nosso corpo e dos animais vertebrados que, para ser eficiente precisa ter muitos ossos e de vários formatos.
Para você ter uma idéia, um adulto tem aproximadamente 206 ossos para sustentar o corpo e para cada movimento que realizamos um grupo de ossos entra em ação. A criança tem um número maior porque, como está em crescimento, existem alguns ossos que ainda não se uniram.
Alimento para os ossos...
Como você já deve ter percebido os ossos são muito duros. Isso porque são formados por cálcio, um sal mineral que normalmente encontramos em alimentos como o leite e seus derivados. Assim, quando sua mãe insistir para você tomar leite, não resista, porque ele realmente faz com que você fique forte!
Companheiros inseparáveis!
Mas, os ossos nunca estão sozinhos. Eles precisam dos músculos para realizar os movimentos. Os músculos são formados por feixes de fibras muito resistentes, com capacidade de contração e por isso conseguem movimentar o esqueleto.
Os músculos que estão ligados ao esqueleto são os músculos esqueléticos, mas também há os músculos que controlam o funcionamento de órgãos como o pulmão. Esses músculos não têm fibras por isso são chamados de músculos lisos. Há também um tipo de músculo específico para o coração, resistente o bastante para provocar seu batimento - é o músculo cardíaco.
Curiosidade
O osso mais cumprido do corpo é o fêmur, que é o osso da coxa. Numa pessoa de 1,80 metro, esse osso tem cerca de 50 centímetros.
In: http://www.smartkids.com.br/especiais/esqueleto-e-musculos.html
Terminada a leitura registrar as dúvidas das crianças em relação ao tema, posteriormente (assim que possível, enviar uma pesquisa para casa com as dúvidas e hipóteses levantadas em sala). Para tornar a curiosidade apresentada no texto mais concreta propor às crianças medir com uma fita métrica o tamanho do osso e representar com fio de barbante a medida de 50 centímetros.
3º Momento: Carimbo de pezinhos
Providenciar tinta guache, uma bacia com água e papel Kraft. Com as crianças dispostas em semicírculo, solicitar que retirem seus calçados. Com um rolinho pequeno, pintar a parte inferior dos pezinhos das crianças e pedir que “carimbem” o papel Kraft. Posteriormente conversar com as crianças sobre o tamanho dos pezinhos carimbados, quais são maiores, quais são menores e se existe algum pezinho que seja do mesmo tamanho.
A avaliação deve ser reflexiva e mediadora. Primeiramente, observar as crianças no momento da canção se elas utilizam do porta-texto, para fazerem a relação fonema/ grafema (registrar quais as crianças utilizam ou não desta estratégia, para aquelas que ainda não utilizam explicar esta correspondência). No momento da dinâmica, da leitura do texto e do carimbo de pezinhos; avaliar o interesse, participação e curiosidade dos alunos. Sempre orientando, instigando e auxiliando-os a construírem seu conhecimento acerca do assunto abordado.
Três estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/09/2012
Cinco estrelasmas,de fato muito legal a aula1:)
10/09/2012
Uma estrelaa ultima parte é cópia do site smartkids. http://www.smartkids.com.br/html/esqueleto-e-musculos.php
17/05/2011
Quatro estrelasExcelente idéia Professora Thalita! Gostei demais!
24/08/2010
Cinco estrelasExcelente!!! Estava realizando um trabalho na escola sobre este tema, esta contribuiu muito com meu projeto.