20/12/2009
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
• Ler e interpretar a letra de uma canção;
• identificar provérbios na canção;
• relacionar a letra da canção à atualidade;
• apresentar-se oralmente.
É importante que os alunos já saibam o que são provérbios e que conheçam alguns. Se o professor julgar importante, poderá relembrar com os alunos:
Pelo seu significado tradicional, os provérbios são ditos populares de fácil memorização e são usados, não só pelo povo que os cria, mas também por políticos, literatos, pensadores e outros que, a seu modo, os incluem nos seus discursos (falados ou escritos), a fim de, como também diz o povo, «puxarem a brasa à sua sardinha».
A Filosofia espontânea também se manifesta nos provérbios, que são considerados sentenças que veicula mensagens de alto significado.
Os provérbios, transmitidos de geração em geração, são ditos para justificar ações, fundamentar comportamentos ou mesmo situações, tanto a nível do cotidiano como a nível intelectual.
Fonte: http://www.eurosophia.com/outros/proverbios.htm
Além disso, eles deverão ter estudado “artigo” e seu uso nos textos.
Aula 1
Atividade 1
Para começar a aula, o professor poderá fazer uma brincadeira como motivação para que os alunos relembrem alguns provérbios já estudados. Para isso, o professor dividirá a sala em dois grandes grupos e escolherá um aluno que represente cada um. No quadro de giz, dividido em 2 partes, os alunos terão dois minutos para escreverem diferentes provérbios. Vencerá o grupo que escrever a maior quantidade. Se os grupos escreverem provérbios iguais, esses terão valor de meio ponto, enquanto provérbios diferentes valem 1 ponto.
Atividade 2
Nesse momento, o professor deverá mostrar aos alunos o videoclipe da canção “Zé Ninguém” do Biquíni Cavadão, de 1991, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=lR4GeUpk-LE&feature=related
Depois de assistirem ao vídeo, o professor entregará aos alunos a letra da canção:
Zé Ninguém
Biquíni Cavadão
Quem foi que disse que amar é sofrer?
Quem foi que disse que Deus é brasileiro,
Que existe ordem e progresso,
Enquanto a zona corre solta no congresso?
Quem foi que disse que a justiça tarda mas não falha?
Que se eu não for um bom menino, Deus vai castigar!
Os dias passam lentos
Aos meses seguem os aumentos
Cada dia eu levo um tiro
Que sai pela culatra
Eu não sou ministro, eu não sou magnata
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo, as leis são diferentes
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo, as leis são diferentes
Quem foi que disse que os homens nascem iguais?
Quem foi que disse que dinheiro não traz felicidade?
Se tudo aqui acaba em samba,
no país da corda bamba, querem me derrubar!!
Quem foi que disse que os homens não podem chorar?
Quem foi que disse que a vida começa aos quarenta?
A minha acabou faz tempo, agora entendo por que ....
Cada dia eu levo um tiro
Que sai pela culatra
Eu não sou ministro, eu não sou magnata
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo, as leis são diferentes (4X)
Os dias passam lentos
Os dias passam lentos
Cada dia eu levo um tiro
Cada dia eu levo um tiro
Eu não sou ministro, eu não sou magnata
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo, as leis são diferentes...
Em seguida, o professor solicitará aos alunos que, em duplas, leiam a canção e identifiquem os provérbios que nela existem. Depois disso, o professor deverá proceder com a correção dos provérbios.
Aula 2
Nessa aula, o professor deverá colocar novamente o vídeo da canção “Zé Ninguém” para que os alunos acompanhem a letra. Na sequência, eles se organizarão em grupos de quatro alunos e responderão no caderno as perguntas que o professor entregar em uma ficha:
1 – O trecho da canção “Que existe ordem e progresso, enquanto a zona corre solta no congresso?” apresenta uma relação de contraste entre os termos desse verso. Explique essa relação.
2 – Justifique a escolha feita pelo autor da canção pelo uso do artigo indefinido em “um Zé Ninguém”.
3 – Que relação pode-se estabelecer entre os provérbios e ditos populares presentes na canção e o fato de a personagem ser um “Zé Ninguém”.
4 – Apesar de a canção ter sido escrita há quase vinte anos ela se aplica à atualidade? Explique.
Aula 3
Essa aula acontecerá no laboratório de informática. Os alunos deverão procurar em sites uma notícia que tenha relação com algum trecho da canção “Zé Ninguém” e depois apresentá-la à turma explicando a relação. Sugerimos os seguintes sites:
Como atividade complementar, o professor poderá sugerir aos alunos que tragam para a aula outras músicas com temáticas sociais e relacione-as a acontecimentos do nosso país.
Os alunos serão avaliados mediante a boa interação nos grupos/duplas e o cumprimento das atividades propostas. É importante que o professor observe a desenvoltura dos estudantes durante a exposição oral e se as notícias pesquisadas se relacionam com a canção.
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