Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando a vírgula no gênero “carta”

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Usar corretamente a vírgula;
• escrever uma carta usando a vírgula corretamente;
• identificar a ausência de vírgulas e usá-las adequadamente.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos já tenham estudado o gênero carta.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Para começar a aula, o professor entregará aos alunos a cópia da seguinte carta:

São Paulo, 10 de outubro de 1998.

Querida Mariana, mal cheguei e já sinto sua falta! Foi muito divertido passar esse tempo com você aí no sul: brincamos, passeamos nas fazendas, nadamos nos rios e comemos bastante!
Adivinha? Cheguei aqui e ganhei um super presente: um lindo cachorrinho! Ele é pequeno, marrom, de pelo macio e orelhas compridas. Gostei muito! Como queria quer você o conhecesse, Mari!
Não se esqueça de me enviar as fotos que tiramos aí quando revelar. Pode mandar para o endereço da minha vó porque quase não fico em casa e ela mora aqui do lado. Anota aí: Rua das Primaveras, 485.
Um grande beijo!
Dani

Depois de fazer a leitura da carta com os alunos, o professor dividirá a sala em grupos. Cada um deles ficará responsável em identificar, na carta, o trecho no qual a vírgula foi usada de acordo com o caso que o professor escreverá no quadro.
O professor então dividirá o quadro de giz em 5 partes e escreverá em cada uma delas:

1 – Separar o local da data.
2 – Separar ações dentro da frase.
3 – Separar enumerações.
4 – Separar o nome da rua do número.
5 – Separar o “chamamento”, um apelo ao interlocutor (vocativo)

Feito isso, após um tempo para discussão, cada grupo elegerá um representante que escreverá a frase da carta no quadro de acordo com o uso da vírgula.

Aula 2

Nessa aula, cada aluno escreverá uma carta ao colega usando a vírgula conforme foi estudado na última aula. Para isso, o professor escreverá o nome de cada aluno em um pedaço de papel para que se faça uma espécie de “amigo oculto” entre eles. É importante lembrar-lhes de usar a vírgula de acordo com os casos apresentados na aula anterior. Depois de escreverem, o professor poderá entregar as cartas aos destinatários. Além de fazer a leitura, eles deverão observar se o colega usou a vírgula corretamente.

Recursos Complementares

Como atividade complementar, o professor poderá sugerir aos alunos que pesquisem em jornais o uso da vírgula de acordo com os casos estudados.

Avaliação

Os alunos serão avaliados mediante a boa interação nos grupos/duplas e o cumprimento das atividades propostas. É importante que o professor leia as cartas produzidas por eles e observe se a vírgula foi usada corretamente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.