17/12/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
• Usar corretamente a vírgula;
• escrever uma carta usando a vírgula corretamente;
• identificar a ausência de vírgulas e usá-las adequadamente.
É importante que os alunos já tenham estudado o gênero carta.
Aula 1
Para começar a aula, o professor entregará aos alunos a cópia da seguinte carta:
São Paulo, 10 de outubro de 1998.
Querida Mariana, mal cheguei e já sinto sua falta! Foi muito divertido passar esse tempo com você aí no sul: brincamos, passeamos nas fazendas, nadamos nos rios e comemos bastante!
Adivinha? Cheguei aqui e ganhei um super presente: um lindo cachorrinho! Ele é pequeno, marrom, de pelo macio e orelhas compridas. Gostei muito! Como queria quer você o conhecesse, Mari!
Não se esqueça de me enviar as fotos que tiramos aí quando revelar. Pode mandar para o endereço da minha vó porque quase não fico em casa e ela mora aqui do lado. Anota aí: Rua das Primaveras, 485.
Um grande beijo!
Dani
Depois de fazer a leitura da carta com os alunos, o professor dividirá a sala em grupos. Cada um deles ficará responsável em identificar, na carta, o trecho no qual a vírgula foi usada de acordo com o caso que o professor escreverá no quadro.
O professor então dividirá o quadro de giz em 5 partes e escreverá em cada uma delas:
1 – Separar o local da data.
2 – Separar ações dentro da frase.
3 – Separar enumerações.
4 – Separar o nome da rua do número.
5 – Separar o “chamamento”, um apelo ao interlocutor (vocativo)
Feito isso, após um tempo para discussão, cada grupo elegerá um representante que escreverá a frase da carta no quadro de acordo com o uso da vírgula.
Aula 2
Nessa aula, cada aluno escreverá uma carta ao colega usando a vírgula conforme foi estudado na última aula. Para isso, o professor escreverá o nome de cada aluno em um pedaço de papel para que se faça uma espécie de “amigo oculto” entre eles. É importante lembrar-lhes de usar a vírgula de acordo com os casos apresentados na aula anterior. Depois de escreverem, o professor poderá entregar as cartas aos destinatários. Além de fazer a leitura, eles deverão observar se o colega usou a vírgula corretamente.
Como atividade complementar, o professor poderá sugerir aos alunos que pesquisem em jornais o uso da vírgula de acordo com os casos estudados.
Os alunos serão avaliados mediante a boa interação nos grupos/duplas e o cumprimento das atividades propostas. É importante que o professor leia as cartas produzidas por eles e observe se a vírgula foi usada corretamente.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/10/2014
Cinco estrelasgostei muito da aula...é simples e objetiva! Vai direto ao ponto!!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sugestão para trabalhar o uso da virgula. Irei copiar essa atividade para fazer com meus alunos esse ano que se inicia. Tchau!@!!!!