Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reconhecendo as características dos contos maravilhosos

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer e identificar as características dos contos maravilhosos;
• Ler, compreender e interpretar uma história.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno tenha familiaridade com a leitura de contos maravilhosos, conto de fadas.

Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar a aula, o professor deverá fazer o download dos seguintes livros e disponibilizá-los nos computadores do laboratório de informática da escola:

http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/infantis/joao_e_maria.htm  


http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/infantis/o_patinho_feio.htm


http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/infantis/branca_de_neve_e_os_sete_anoes.htm


http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/infantis/cinderela.htm

Aula 1

Para começar a aula o professor deverá mostrar aos alunos, em datashow, a história “A Sereiazinha”, disponível para download em http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/infantis/a_sereiazinha.htm

Aula 2

Para começar a aula, o professor deverá apresentar aos alunos algumas características comuns aos contos maravilhosos propostas pelo estudioso russo Wladimir Propp:

1 – O herói se distancia de sua casa.
2 – Uma proibição é imposta ao herói.
3 – O herói é submetido às provas.
4 – O herói realiza tarefas que lhe são impostas.
5 – Meios mágicos são fornecidos aos heróis.
6 – Há luta entre o herói o antagonista.
7 – O herói regressa a sua casa ou a seu país.
8 – O herói se casa.

O professor deverá colocar as características no quadro de giz e, juntamente com os alunos, verificar se a maioria delas está presente no conto “A Sereiazinha”.

Aula 3

Nessa aula, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática. Em duplas, eles deverão ler os livros que foram indicados para download e, em seguida, deverão identificar na história as características propostas por Wladimir Propp.

Recursos Complementares

O professor poderá também trabalhar o filme “O Rei Leão” identificando as características dos contos maravilhosos.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades e se foram capazes de reconhecer as características dos contos maravilhosos nos livros.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 1/4 - 25%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eva Thalia, E.E.E.P.Francisca Rocha Silva , Ceará - disse:
    evatg@live.com

    21/05/2013

    Cinco estrelas

    Essa aula ajudou e muito a tirar minhas duvidas!!!


  • Andressa, Leonardo Da Vinci , Distrito Federal - disse:
    andressaiaco@gmail.com

    26/07/2012

    Três estrelas

    Legal, eu tinha um dever de português e isso me ajudou, obrigada.


  • elaene, nao sei , Pará - disse:
    elaene_rodrigues@yahoo.com.br

    10/06/2010

    Cinco estrelas

    muito bom! me ajudou a tira duvidas e me ajudou a fazer minha lição.


  • Janete Ribeiro Marques, Escola de Ensino Fundamental Bela Vista , Santa Catarina - disse:
    janete_marques@globo.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Parabéns esta aula é um sucesso com as crianças.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.