Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Novos sons com instrumentos de percussão – aula 4

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
LUCIANO CINTRA SILVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Cantar a música proposta;

Realizar os gestos corporais correspondentes à brincadeira;

Explorar novas possibilidades sonoras com materiais alternativos, como baquetas de madeira;

Utilizar os sons convencionais e não convencionais como recurso para a prática musical;

Vivenciar a pulsação através do canto e do movimento corporal.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito da prática instrumental em sala de aula;

Experimentação com baquetas de madeira.

Estratégias e recursos da aula
                   

Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas é destinada ao 1º ano do Ensino Fundamental, mas pode ser estendida às demais séries desde que as especificidades de cada faixa etária sejam respeitadas. Pensamos que o debate sobre novas possibilidades do fazer musical, que não as formas tradicionais e conservatoriais, vai ao encontro da necessidade de diálogo, de ambas as partes, com um mundo tão plural culturalmente.


Atividade 1

Faça uma revisão da brincadeira “Loca Maloca” com os gestos corporais.

“Loca Maloca”

Loca Maloca
Letuca leretaca
Maruera Lereuama
Maruera Lereuama

Gestos:

“Loca” – as duas mãos simultaneamente encostam na cabeça, pela ponta dos dedos (1 gesto no 1º tempo).

“Maloca” - as duas mãos simultaneamente encostam no pescoço, pela ponta dos dedos (1 gesto no 3º tempo).

“Letuca” - as duas mãos simultaneamente encostam nos ombros, pela ponta dos dedos (1 gesto no 1º tempo).

“Leretaca” - as duas mãos simultaneamente encostam nas costelas, pela ponta dos dedos (1 gesto no 3º tempo).

“Maruera Lereuama, Maruera Lereuama” – as duas mãos batem, alternadamente, nas coxas.

Os quatro primeiros gestos acontecem no primeiro e no terceiro tempos de cada compasso quaternário. No último gesto, as mãos batem nas coxas, alternadamente, marcando a pulsação.

Dica

1) Varie o andamento a cada execução.


Atividade 2

Proponha à turma que faça um acompanhamento com baquetas de madeira para a música “Loca Maloca”, enquanto cantam. Lembre-os das novas possibilidades de manuseio já exploradas em aulas anteriores (ver aula 2).

Aula 2:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15628

Após algumas execuções, organize a turma em roda e proponha a brincadeira do “chefe”: um aluno será escolhido e deverá propor o acompanhamento rítmico a ser seguido pela turma, além do som desejado com a baqueta. O som escolhido não poderá ser repetido pelo próximo "chefe" (Exemplo: um “chefe” escolhe percutir uma baqueta na outra, o próximo “chefe” deverá escolher outra forma de tocar, por exemplo, bater as baquetas no chão). A cada execução da música, troque o "chefe".

Observação:
Cada aluno deverá ter em mãos duas baquetas de madeira.


Atividade 3

Ainda com a turma em roda, proponha padrões rítmicos de acompanhamento, conjugados com novas formas de manuseio das baquetas de madeira para a música “Loca Maloca”. Listamos alguns exemplos:

1) Todos cantam e percutem as baquetas, umas nas outras, seguindo o padrão rítmico dos gestos;
2) Todos cantam e percutem as baquetas, umas nas outras, marcando a pulsação;
3) Todos cantam e batem as pontas mais grossas das baquetas (parte de trás) no chão, seguindo o padrão rítmico dos gestos;
4) Todos cantam e batem as pontas mais grossas das baquetas (parte de trás) no chão, marcando a pulsação.


Proponha outras combinações possíveis entre padrões rítmicos e formas de manusear as baquetas. Ao longo da aula e entre as execuções, promova um rápido debate sobre as diferenças de sonoridade existentes.

Recursos da aula:

Como recursos materiais, são necessárias baquetas de madeira.

Avaliação

O(a) professor(a) deverá observar se os alunos cantaram a música proposta, realizaram os gestos corporais da brincadeira e participaram das práticas instrumentais propostas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Dilene, semec , Amazonas - disse:
    lbcdil@hotmail.com

    14/08/2015

    Cinco estrelas

    muito bom, espero que sempre tenha algo novo para compartilhar..


  • Eduardo Pestes Massena, E. M. Governador Roberto Silveira , Rio de Janeiro - disse:
    eduprestesm@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente contribuição, irá enriquecer o meu material didático e ampliar minhas possibilidades na sala de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.